Exame Logo

Queda da Nvidia após fenômeno da DeepSeek foi 'só o começo', diz Nassim Taleb

Autor de 'Cisne Negro' diz que futuras retrações podem ser duas ou até três vezes maiores do que a vista no início da semana

Autor de 'Cisne Negro' diz que futuras retrações podem ser duas ou até três vezes maiores do que a vista no início da semana (Divulgação / Getty Images)

Publicado em 28 de janeiro de 2025 às 14h46.

Última atualização em 28 de janeiro de 2025 às 16h05.

A recente liquidação de mercado da Nvidia pode ser um anúncio para recuos maiores para ações impulsionado por Inteligência Artificial em Wall Street. A previsão é de Nassim Taleb, autor do livro The Black Swan: The Impact of the Highly Improbable (" Cisne Negro: o impacto do altamente improvável ", numa tradução livre), após a queda de mais de 17% da Nvidia na segunda-feira, 27, quando perdeu quase US$ 600 bilhões de valor de mercado.

Taleb compartilhou a opinião com a Bloomberg News nos bastidores de evento em Miami. Na ocasião, ele também sugeriu que as futuras retrações podem ser duas ou até três vezes maiores do que a vista no início da semana. A justificativa para isso é que, agora, as pessoas estão se ajustando à realidade.

Veja também

Toda a sangria foi causada após o surgimento da DeepSeek , startup chinesa de IA que se equipara em vários parâmetros ao GPT-4o da OpenAI. Desenvolvido com um orçamento significativamente menor do que concorrentes, o DeepSeek R1 conseguiu rivalizar com um custo estimado entre 3% e 5% do ChatGPT.

Segundo o autor, os investidores se concentram excessivamente na narrativa de que as ações da Nvidia continuariam a subir enquanto a empresa mantém seu domínio em IA. Taleb descreveu o recuo do início da semana como "muito pequeno" ao considerar os riscos potenciais na indústria.

Conheça a sede da Nvidia

Acompanhe tudo sobre:DeepSeekInteligência artificialNasdaqNvidiaAçõesbolsas-de-valores

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as notícias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame