Queda da Nvidia após fenômeno da DeepSeek foi 'só o começo', diz Nassim Taleb
Autor de 'Cisne Negro' diz que futuras retrações podem ser duas ou até três vezes maiores do que a vista no início da semana

Publicado em 28 de janeiro de 2025 às 14h46.
Última atualização em 28 de janeiro de 2025 às 16h05.
A recente liquidação de mercado da Nvidia pode ser um anúncio para recuos maiores para ações impulsionado por Inteligência Artificial em Wall Street. A previsão é de Nassim Taleb, autor do livro The Black Swan: The Impact of the Highly Improbable (" Cisne Negro: o impacto do altamente improvável ", numa tradução livre), após a queda de mais de 17% da Nvidia na segunda-feira, 27, quando perdeu quase US$ 600 bilhões de valor de mercado.
Taleb compartilhou a opinião com a Bloomberg News nos bastidores de evento em Miami. Na ocasião, ele também sugeriu que as futuras retrações podem ser duas ou até três vezes maiores do que a vista no início da semana. A justificativa para isso é que, agora, as pessoas estão se ajustando à realidade.
Toda a sangria foi causada após o surgimento da DeepSeek , startup chinesa de IA que se equipara em vários parâmetros ao GPT-4o da OpenAI. Desenvolvido com um orçamento significativamente menor do que concorrentes, o DeepSeek R1 conseguiu rivalizar com um custo estimado entre 3% e 5% do ChatGPT.
Segundo o autor, os investidores se concentram excessivamente na narrativa de que as ações da Nvidia continuariam a subir enquanto a empresa mantém seu domínio em IA. Taleb descreveu o recuo do início da semana como "muito pequeno" ao considerar os riscos potenciais na indústria.
Conheça a sede da Nvidia

2 /6Nvidia(O campus inclui laboratórios avançados para pesquisa e desenvolvimento de gráficos computacionais, IA e tecnologias de data center, com mais de 50.000 metros quadrados dedicados à inovação.)

3 /6Employees inside the Voyager building at Nvidia headquarters in Santa Clara, California, US, on Monday, June 5, 2023. Nvidia Corp., suddenly at the core of the world's most important technology, owns 80% of the market for a particular kind of chip called a data-center accelerator, and the current wait time for one of its AI processors is eight months. Photographer: Marlena Sloss/Bloomberg via Getty Images(Recentemente, a sede passou por expansões significativas, incluindo a construção do prédio Voyager, um edifício de 46.000 metros quadrados projetado para ser um dos mais sustentáveis e tecnologicamente avançados do mundo.)

4 /6Employees inside the Voyager building at Nvidia headquarters in Santa Clara, California, US, on Monday, June 5, 2023. Nvidia Corp., suddenly at the core of the world's most important technology, owns 80% of the market for a particular kind of chip called a data-center accelerator, and the current wait time for one of its AI processors is eight months. Photographer: Marlena Sloss/Bloomberg via Getty Images(A Nvidia é famosa por suas iniciativas verdes, como o uso de energia solar que cobre 75% das necessidades do campus, alinhando-se com seu compromisso com o meio ambiente.)
+ 2