Exame Logo

Petrobras (PETR3) tem ganhos de R$ 342 milhões entre 2021 e 2022; entenda motivo

De acordo com a estatal, essa economia contribuiu para o "corte de 34% de excesso de estoque" e mais

Petrobras (PETR3) paga segunda parcela de megadividendo nesta terçaThe target of the lawsuit are losses recorded on the Bovespa and other markets, such as Latibex in Madrid, in addition to some bonds issued in foreign currencies by the subsidiary Petrobras Global Finance. (Photo by Diego Herculano/NurPhoto via Getty Images) (Nur Photo/Getty Images)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 21 de setembro de 2022 às 12h01.

A Petrobras (PETR3) informou nesta quarta-feira, 21, que obteve ganhos de R$ 342 milhões entre 2021 e 2022, como reflexo da implementação de uma série de avanços em sua gestão da cadeia de suprimentos, voltada para suas atividades de exploração e produção, refino e transporte de produtos e serviços.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo toda manhã no seu e-mail. Cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Veja também

Segundo a empresa, os ganhos de eficiência foram obtidos, principalmente, devido aos avanços na gestão de suprimentos para manutenção, reparo e operação das unidades operadas pela companhia - como plataformas de produção, embarcações de apoio, sondas de perfuração, unidades de tratamento de gás, entre outras.

"Essa economia contribuiu para os resultados já apresentados pela empresa, refletindo a redução em 25% da cobertura de estoque da Petrobras - bem como o corte de 34% de excesso de estoque e de 40% dos códigos de materiais ativos na companhia", afirma a estatal.

A gestão de suprimentos, explica, envolve a disponibilização dos mais diversos tipos de materiais, como tubos e conexões, equipamentos submarinos, turbinas, bombas, compressores e seus sobressalentes necessários para dar suporte às operações da companhia.

A Petrobras destaca que dispõe de uma cadeia de suprimentos complexa, com milhares de fornecedores e necessidade de disponibilização permanente de materiais para suas diversas operações.

Em paralelo, a gestão de suprimentos da companhia tem o desafio de evitar o desabastecimento de materiais nessas unidades e, ao mesmo tempo, impedir despesas inerentes a eventuais estoques excessivos ou intempestivos. "Os ganhos obtidos nessa área refletem o foco da Petrobras na melhoria da gestão, disciplina na alocação de capital e redução de custos", afirma.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Petrobras

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame