Petrobras está próxima de passar a Exxon
Analistas acreditam que a Petrobras pode ultrapassar a Exxon Mobil, que tem 23 bilhões de barris em reservas provadas
Da Redação
Publicado em 24 de setembro de 2010 às 08h21.
São Paulo - Com os grandes campos no pré-sal, analistas consideram que o total de reservas provadas da Petrobras poderá em breve alcançar ou mesmo ultrapassar as da norte-americana Exxon Mobil, a maior petroleira listada em bolsa, com 23 bilhões de barris em reservas provadas.
"A empresa tem perspectivas positivas porque tem o que nenhuma outra empresa tem no mundo: novas reservas", disse um analista de um dos bancos participantes da oferta.
A Petrobras prepara um grande evento na Bovespa na sexta-feira para marcar a capitalização. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem propagado a grandiosidade do negócio nos últimos dias, comparecerá.
"Diante da minha vida política toda, dizendo que eu era socialista, agora vou fazer a maior capitalização que o mundo capitalista já conheceu", afirmou Lula nesta semana. "Não será menos do que 70 bilhões de dólares", disse o presidente nesta quinta-feira em Maringá, no Paraná, revelando inadivertidamente o valor total da operação.
Mas existem críticas sobre o excessivo peso do governo na emissão de ações da Petrobras.
A União, que dispunha de 74,8 bilhões de reais para participar da oferta, resultado da cessão de 5 bilhões de barris de petróleo para a Petrobras, deverá elevar sua participação no capital da companhia, hoje em torno de um terço do total.
Detalhes sobre como ficou a alocação das novas ações ainda não foram revelados, impedindo que se saiba no momento qual será a fatia do governo na empresa quando encerrada a capitalização.
"Tem tanto dinheiro público que é a capitalização menos capitalista da história", afirmou Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura.
O grande volume de novas ações emitido pela petroleira estatal vai começar a ser negociado na próxima segunda-feira, na Bovespa.
O Bradesco BBI, banco de investimento do Bradesco, é o coordenador-líder da capitalização da Petrobras. Bank of America Merrill Lynch, Citigroup, Santander, Morgan Stanley e Itaú BBA, banco de atacado do Itaú Unibanco, são os coordenadores da oferta global.
Leia mais sobre a Capitalização da Petrobras
Siga as últimas notícias deMercados no Twitter