Exame Logo

Petro sobe 3%; Eletrobras demite?…

Ibovespa puxado pela Petro O índice Ibovespa fechou o dia com uma alta de 0,41%, para 58.020 pontos, puxado principalmente pelo bom desempenho da Petrobras, que subiu 3,048%. A petroleira foi beneficiada pelos sinais de que o Irã pode aceitar um acordo da OPEP que mantenha alto o preço do petróleo. Outras ações que tiveram grande […]

PETROBRAS: companhia bateu recorde de produção de petróleo em 2016 / Germano Lüders (Germano Lüders/Exame)
DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2016 às 18h51.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h02.

Ibovespa puxado pela Petro

O índice Ibovespa fechou o dia com uma alta de 0,41%, para 58.020 pontos, puxado principalmente pelo bom desempenho da Petrobras, que subiu 3,048%. A petroleira foi beneficiada pelos sinais de que o Irã pode aceitar um acordo da OPEP que mantenha alto o preço do petróleo. Outras ações que tiveram grande alta foram as da fabricante de celulose Fibria, a que mais subiu no dia, com 6,77%, de sua concorrente Suzano e da petroquímica Braskem, diretamente beneficiadas pela alta do dólar e da siderúrgica Usiminas, impulsionada pela alta do preço do minério de ferro. O dólar comercial subiu 1% e está cotado a 3,23 reais.

Veja também

Aneel adia leilão

A Agência Nacional de Energia Elétrica informou nesta terça-feira que o leilão de linhas de transmissão marcado para o dia 2 de setembro será adiado. De acordo com o diretor-geral da agência, Romeu Rufino, isso acontece porque é de interesse da Aneel que mais empresas participem do leilão, mas não há tempo para avaliar os projetos até a data. Segundo Rufino, o momento político também poderia “contaminar o leilão”, provocando maus resultados.

Eletrobras demite?

A Eletrobras deve anunciar em breve um programa de demissão voluntária com objetivo de reduzir custos. De acordo com o presidente da empresa, Wilson Ferreira Jr., a medida deve ser negociada com sindicatos, mas viria a calhar com o momento por que passa a estatal. Hoje, a companhia tem 23.000 funcionários concursados e apresentou lucro contábil de 12,7 bilhões de reais no último trimestre. Segundo Ferreira Jr., esse valor não corresponde às possibilidades operacionais e foi influenciado por indenizações que a empresa tem a receber.

Cápsulas no Brasil

A B. Blend, joint venture entre Ambev e Whirpool, começará a produzir as capsulas para sua máquina de bebidas instantâneas em Sete Lagoas, Minas Gerais. No começo, serão 15 empregados em 1.600 metros quadrados. A empresa não divulgou a capacidade de produção nem o valor do investimento, mas diz que ele será feito com capital próprio. A máquina produz 25 tipos de bebidas, que vão de cafés a cerveja e refrigerantes e custa entre 3.000 e 3.500 reais.

Tam na Justiça

O Ministério Público do Trabalho ajuizou na última sexta-feira uma ação civil pública contra a companhia aérea Tam no valor de 50 milhões de reais. Os promotores alegam que a companhia não oferece condições de trabalho e descanso necessárias para seus pilotos e copilotos, que passam até 15h em voo sem assentos ideais para o repouso. A Tam já havia se recusado a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo MPT. Caso a Tam perca a ação, o valor deverá ser depositado ao Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Quilmes investe

A cervejaria Quilmes deve investir 1,81 bilhão de dólares até 2020 para ampliar suas fábricas de cerveja e refrigerante na Argentina. Em anúncio feito pelo governo, a empresa deverá lançar novos produtos no mercado e ampliar sua área de produção de cevada e lúpulo. O anúncio foi comemorado por integrantes do governo, já que, mesmo com uma administração mais liberal comandada pelo presidente Maurício Macri, o capital tem demorado a entrar no país.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame