Exame Logo

Pão de Açúcar: prejuízo virou rotina

Na lista das companhias que publicam seus balanços nesta quinta-feira está a maior rede varejista do país. Como os tempos são de crise, ninguém espera lucros nas nuvens de nenhuma rede de varejo. Mas a pergunta que preocupa investidores é quando o grupo Pão de Açúcar vai voltar a lucrar novamente. No segundo trimestre, vale lembrar, […]

GPA: com vendas fracas em supermercados, companhia deve reportar queda nos lucros no último trimestre / Germano Luders/EXAME.com (Germano Luders/Exame)
DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2016 às 21h34.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h47.

Na lista das companhias que publicam seus balanços nesta quinta-feira está a maior rede varejista do país. Como os tempos são de crise, ninguém espera lucros nas nuvens de nenhuma rede de varejo. Mas a pergunta que preocupa investidores é quando o grupo Pão de Açúcar vai voltar a lucrar novamente.

No segundo trimestre, vale lembrar, a empresa teve um prejuízo de 583 milhões de reais – de longe o maior de sua história. A situação dos meses de julho, agosto e setembro deve ter sido bem menos assustadora. Mesmo assim, a companhia deve amargar seu sexto trimestre consecutivo de perdas, um prejuízo de 2 milhões de reais, segundo analistas do Itaú BBA.

Veja também

O problema principal do grupo ainda é a sua empresa de comércio eletrônico Cnova, que reúne os sites Ponto Frio, Casas Bahia e Extra e que no terceiro trimestre, em resultados divulgados ontem, teve uma queda de 38% nas receitas e um prejuízo de 176 milhões de reais. Já a receita da Via Varejo, que reúne as lojas Casas Bahia e Ponto Frio, apresentou uma leve alta de 0,4%, na comparação anual, que totalizou 4,1 bilhões de reais.

O carro do chefe Grupo Pão de Açúcar neste momento de crise continua sendo o varejo alimentar. No último trimestre, as vendas deste segmento avançaram 14%, para 10 bilhões de reais. A alta, mais uma vez, foi impulsionada pela rede de Atacarejo Assaí, que teve receita de 3,74 bilhões de reais – 45,7% mais do que o mesmo período de 2015.

A estratégia de descontos implementada no Extra também começa a mostrar sinais: a rede teve um aumento de vendas de cinco pontos percentuais em unidades existentes há mais de um ano. Analistas ressaltam que a melhora ainda é pequena para indicar que a companhia sairá do prejuízo ainda este ano, mas já é um alento enquanto os outros segmentos do Pão de Açúcar lutam para sair do prejuízo.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame