Exame Logo

Pacotão da economia; Bolsa sobe…

O pacote da distração Em meio à recessão econômica e à crise política que assola seu governo, o presidente Michel Temer e sua econômica anunciaram um pacote de medidas econômicas. Uma das medidas é a regularização de dívidas relativas a tributos de empresas e pessoas físicas com o governo. Será possível parcelar qualquer dívida tributária […]

GOVERNO TEMER: se não conseguir balancear estes dois conflitos ao longo dos dois anos de mandato que ainda lhe restam corre o risco de transformar as eleições de 2018 em uma corrida maluca de demagogos e incendiários / Marcos Corrêa/PR/Divulgação
DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2016 às 17h56.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h41.

O pacote da distração

Em meio à recessão econômica e à crise política que assola seu governo, o presidente Michel Temer e sua econômica anunciaram um pacote de medidas econômicas. Uma das medidas é a regularização de dívidas relativas a tributos de empresas e pessoas físicas com o governo. Será possível parcelar qualquer dívida tributária contraída até 30 de novembro deste ano. O pacote também inclui medidas de incentivo ao crédito imobiliário, redução do spread bancário (margem dos bancos no crédito) e redução dos juros do cartão de crédito.

Veja também

_

Pacotão

Entre as medidas anunciadas também está o aumento da remuneração do FGTS. Hoje, os trabalhadores com recursos no fundo têm o dinheiro remunerado a uma taxa de 3% ao ano mais a Taxa Referencial (TR). A proposta agora é distribuir 50% do lucro do fundo aos poupadores para elevar a rentabilidade do FGTS, que passará para algo em torno de 6% ano mais a TR. O governo também anunciou que vai reduzir gradualmente a multa adicional de 10% cobrada pelo FGTS do empregador nos casos de demissão sem justa causa. A diminuição será de 1 ponto percentual por ano.

_

Ajuda às empresas

Para ajudar as empresas, o governo anunciou que promoverá medidas para desburocratizar o comércio exterior, com redução mínima de 40% do tempo para o procedimento de importação e exportação. Também haverá a ampliação do microcrédito produtivo de 120.000 para 200.000 reais de faturamento por ano.

_

Problemas para a Cielo

O dia tinha tudo para ser tranquilo para a empresa de meios de pagamento Cielo. Mas na última meia hora de pregão as ações caíram 5,9% e tiveram o pior desempenho do Ibovespa. O motivo: entre as propostas anunciadas no “pacotão econômico” está a proposta de permitir que os varejistas cobrem preços diferentes dependendo do meio de pagamento utilizado. Na prática, a medida legaliza o desconto que algumas lojas concedem a quem paga com dinheiro, em vez dos cartões.

_

Bolsa sobe

Um dia após o banco central americano elevar a taxa de juro no país, o Ibovespa abriu em queda. Mas, durante a tarde, o índice se recuperou e fechou em alta de 0,32%. Para analistas, parte da recuperação se deve ao anúncio do pacote econômico feito pelo governo. Já o dólar subiu 0,85% e fechou o dia em 3,37 reais. Após quatro dias de perdas, os papéis da siderúrgica e da metalúrgica Gerdau voltaram a subir. As ações preferenciais da metalúrgica subiram 8,8%; e as da siderúrgica, 5% — as maiores altas do Ibovespa.

_

Embraer tenta acordo

As ações da companhia aérea Embraer caíram 2,7%. A Embraer apresentou, na quarta-feira 14, ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, uma redução em seu programa de lay-off, anunciado no início de novembro. O número total de empregados envolvidos será de 1.080 pessoas — abaixo dos 2.000 inicialmente estimados. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos ainda submeterá a proposta aos trabalhadores.

_

Confiança do consumidor

O índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) totalizou 100,3 pontos em dezembro, caindo 2,8% em relação a novembro. Segundo a Confederação Nacional da Indústria, o recuo se deve ao aumento do pessimismo em relação à inflação, ao desemprego, à renda pessoal e ao endividamento. Já a confiança da indústria caiu 3,7 pontos e chegou a 48 pontos em dezembro, novamente abaixo da linha divisória dos 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo.

_

Economia recua

A atividade econômica do Brasil recuou em outubro pelo quarto mês seguido. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central apresentou uma queda de 0,4% em outubro na comparação com o mês anterior. Na comparação com outubro do ano passado, o índice, considerado a prévia da inflação, recuou 3,88%. No acumulado de 12 meses, a queda chegou a 5,29%.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame