Ouro fecha em alta, com tensões geopolíticas apoiando busca à segurança e dólar fraco
Para a divisão de pesquisa do ANZ, as tensões geopolíticas renovadas deverão proteger os preços do ouro de uma baixa
Agência de notícias
Publicado em 13 de novembro de 2023 às 16h35.
O ouro fechou em alta nesta sessão, com o dólar desvalorizado no exterior tornando o metal mais barato para operadores de outras divisas. O prolongamento das tensões geopolíticas, mais notadamente no Oriente Médio, também continua impulsionando uma busca à segurança do ouro, apoiando o seu preço.
Na Comex, divisão para metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para dezembro fechou em alta de 0,64%, a US$ 1950,2 por onça-troy.
- Ouro fecha em alta, após três pregões seguidos de queda
- Ouro fecha em baixa, em possível movimento de correção após alta na semana passada
- Ouro fecha em queda, puxado por dólar forte e por atenuação de temores com conflito de Israel
- Moody's revisa perspectiva de rating AAA dos EUA, de estável para negativa
- Ouro fecha em baixa, pressionado por Treasuries e com Fed no radar
- Banco do Brasil vai pagar R$ 2,25 bilhões em dividendos e JCP no 3º tri
Tensões geopolíticas
Para a divisão de pesquisa do ANZ, as tensões geopolíticas renovadas deverão proteger os preços do ouro de uma baixa. Isso porque cenários de incerteza tendem apoiar a procura por ativos considerados seguros. O ANZ disse, em relatório, que elevou sua projeção para a demanda de ouro, depois de as compras de metal por BCs nos últimos trimestres terem superado suas expectativas.
O cenário macroeconômico também favorece o metal precioso, com o ciclo de aperto monetário nos EUA perto de chegar ao fim e o dólar, nas projeções do ANZ, já tendo batido o seu pico. "Isso pode fazer o rendimento do Treasury de 10 anos e o dólar moderarem, o que apoiará o investimento no ouro", explicou o banco.