Exame Logo

O que você precisa saber sobre a agenda desta terça-feira

Mercado se atenta a dados de inflação e balanços de empresas como a Via Varejo e a Tractebel

Loja da Casas Bahia, da Via Varejo: empresa divulga resultados hoje (Germano Luders/Exame)

Anderson Figo

Publicado em 23 de fevereiro de 2016 às 05h40.

São Paulo - Na agenda desta terça-feira (23), o mercado vai monitorar a prévia da inflação de fevereiro medida pelo IPCA-15 .

Ainda no Brasil, outro índice de preços será divulgado: o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal), da FGV (Fundação Getulio Vargas).

O Banco Central apresenta no fim da manhã a Nota do Setor Externo referente ao primeiro mês deste ano.

No calendário de resultados, deverão apresentar seus balanços do quarto trimestre de 2015 a Via Varejo ( VVAR11 ), a Marcopolo ( POMO4 ), a AES Tietê ( TIET11 ) e a Tractebel ( TBLE3 ).

No exterior, os investidores monitoram a confiança do consumidor nos Estados Unidos em fevereiro e o índice norte-americano de preços dos imóveis S&P/Case-Shiller referente a dezembro de 2015.

São Paulo - As combinações de letras e números que dão nome aos papéis na Bolsa geralmente têm pouca relevância na hora de os investidores escolherem ações para investir. Em alguns casos, porém, não há como tais códigos passarem desapercebidos.  São aqueles que têm boa fluência cognitiva, ou seja, quando o conjunto de letras que representa o ativo forma uma sigla ou palavra que remeta imediatamente ao negócio da empresa.  O código da ação da produtora de eventos Time for Fun , por exemplo, é SHOW3. A empresa é conhecida por organizar shows de grandes bandas internacionais e nacionais no Brasil. Além de divertido, o código com boa fluência cognitiva faz com que o investidor identifique com facilidade a ação da companhia, o que pode influenciar sua decisão de investimento, segundo especialistas. Já quando um código tem pouca ou nenhuma fluência cognitiva o investidor leva mais tempo para reconhecer o ativo e assimilar sua aplicação. É o caso da HGTX3, que é a ação da varejista Hering , ou da MYPK3, da fabricante de autopeças e equipamentos ferroviários Iochpe-Maxion .  Navegue pelas fotos da galeria para descobrir quais os códigos de ações mais divertidos da Bolsa brasileira.
  • 2. Time for Fun (SHOW3)

    2 /7(Divulgação)

  • Veja também

    O código da ação da Time for Fun remete aos shows que a produtora de eventos organiza.
  • 3. Minerva (BEEF3)

    3 /7(Dado Galdieri/Bloomberg)

  • A Minerva, que atua no ramo de produção e comercialização de carne bovina, tem no código de sua ação a palavra em inglês "beef", que significa carne.
  • 4. Localiza (RENT3)

    4 /7(Divulgação)

    A locadora de automóveis Localiza tem no código de sua ação a palavra em inglês "rent", que significa aluguel.
  • 5. CSU (CARD3)

    5 /7(Marcos Santos/USP Imagens)

    A CSU, empresa com atuação em processamento de cartões de crédito, tem no código de sua ação a palavra em inglês "card", que significa cartão.
  • 6. Marisa (AMAR3)

    6 /7(Wikimedia Commons)

    A rede varejista Marisa utilizou um verbo de fácil assimilação para compor o código de sua ação (amar).
  • 7. Veja agora 20 conselhos de investidores bilionários em tempos de crise

    7 /7(Reuters/Lucas Jackson)

  • Acompanhe tudo sobre:AESAES TietêAgenda do diaBalançosBanco CentralConsumidoresEmpresasEmpresas abertasEmpresas americanasEmpresas brasileirasEngieEstados Unidos (EUA)FGV - Fundação Getúlio Vargasgestao-de-negociosImóveisInflaçãoMarcopoloMercado financeiroPaíses ricosPreçosResultadoServiçosVarejoVia Varejo

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mercados

    Mais na Exame