Exame Logo

Nova pesquisa, bancos e Embraer agitaram o mercado hoje

O Ibovespa fechou em queda de 0,81% nesta quarta-feira, aos 58.198 pontos

Segundo nova pesquisa divulgada hoje, Dilma lidera no primeiro turno com 36% das intenções de voto (Ueslei Marcelino/Reuters)

Karla Mamona

Publicado em 10 de setembro de 2014 às 17h21.

São Paulo - O Ibovespa fechou em queda de 0,81% nesta quarta-feira, aos 58.198 pontos. O índice permaneceu no vermelho durante todo o dia. A queda foi acentuada depois da divulgação de mais uma pesquisa eleitoral.

Na Europa, as ações fecharam perto da estabilidade, uma vez que receios com a votação pela independência da Escócia e crescentes expectativas de um posicionamento mais "hawkish" do Federal Reserve deixaram investidores apreensivos.

Veja também

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, teve oscilação positiva de 0,02 por cento, a 1.385 pontos.

Luto

Com a morte de Emilio Botín, presidente do Santander, as ações da companhia na Europa fecharam em queda de 0,7%. Sua filha, Ana Patricia Botín foi nomeada nesta quarta-feira "por unanimidade" nova presidente do Grupo. Até o momento ela ocupa do cargo de conselheira delegada do Santander Reino Unido.

Mudança

A agência de classificação de risco Moody's alterou de estável para negativa a perspectiva para os ratings de depósitos de longo prazo em moeda local e estrangeira, além da nota de vigor financeiro, de bancos brasileiros.

Segundo a agência, as alterações de perspectiva para o rating de vigor financeiro afetam cinco bancos: BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, HSBC e Citibank. Com isso, os papéis do Banco do Brasil caíram 1,64%, o Bradesco (ação ordinária) recuou 1,79%, o Itaú (ação preferencial) 1,54%. Já as units do Santander recuaram 0,57%,

Estatal

Os papéis da Petrobras que vêm reagindo ao calendário eleitoral, recuaram novamente hoje. As ações ordinárias e preferenciais da Petrobras recuaram 2,75%, cada uma.

Nesta manhã, a pesquisa Vox Populi mostrou a candidata Marina Silva (PSB) com 42% contra 41% da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) em um eventual segundo turno da eleição presidencial de outubro.

Segundo a pesquisa, publicada no site da revista Carta Capital, Dilma lidera no primeiro turno com 36% das intenções de voto, ante 28% de Marina e 15% de Aécio Neves, do PSDB.

Decolou

A ação ordinária da Embraer registraram ganhos de 2,95% no pregão de hoje. A companhia fechou contrato com a empresa espanhola de engenharia e construção Sener para a fabricação do novo cargueiro militar KC-390, uma alternativa ao Hércules produzido pela americana Lockheed Martin.

Acompanhe tudo sobre:BancosBB – Banco do BrasilBNDESBradescoCaixaEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas espanholasIbovespaItaúMercado financeiroMoody'sSantander

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame