Invest

No radar: CSN levanta R$ 5,2 bi e o que mais move o mercado nesta Quarta-feira de Cinzas

Mercado volta de feriado em meio a tom de cautela no exterior; ETF que representa bolsa brasileira no exterior vem de alta de 0,56%

CSN Mineração: desde o IPO, em fevereiro, a ação acumula ganhos de 28% (Rich Press/Bloomberg via/Getty Images)

CSN Mineração: desde o IPO, em fevereiro, a ação acumula ganhos de 28% (Rich Press/Bloomberg via/Getty Images)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 17 de fevereiro de 2021 às 07h02.

Última atualização em 17 de fevereiro de 2021 às 12h56.

As principais bolsas internacionais têm leves quedas na manhã desta quarta-feira, 17, com investidores realizando lucros após o índice Dow Jones voltar a bater recorde no último pregão. 

Conheça o maior banco de investimentos da América Latina e invista com os melhores assessores

O tom de cautela também passa pelo câmbio, com o dólar subindo contra moedas desenvolvidas e emergentes.

Apesar do cenário internacional negativo, o mercado brasileiro, que volta do feriado de Carnaval, deve absorver nesta quarta o que se passou nas bolsas estrangeiras nos últimos dias. Tudo isso em um pregão reduzido, que irá começar apenas às 13h, em função do ponto facultativo de Quarta-Feira de Cinzas.

Na terça-feira, 16, o ETF EWZ, que representa a bolsa brasileira nos Estados Unidos, fechou em alta de 0,56%. Já o peso mexicano, tido como uma das moedas que mais se assemelha ao real, vem de duas sessões de perdas, caminhando, hoje, para a terceira. 

Orizon e Eletromídia

Entra semana, sai semana e a agenda de ofertas públicas iniciais (IPO, na sigla em inglês) segue quente na B3. Nesta quarta, ações de mais duas empresas estreiam: as da Orizon (ORVR3) e da Eletromídia (ELMD3). Com as ofertas precificadas na semana passada, os papéis da Orizon saíram a 22 reais, no meio da faixa indicativa, e os da Eletromídia a 17,81 reais, no piso da faixa. Na oferta, a Orizon levantou 554 milhões de reais e a Eletromídia, 872 milhões de reais. 

CSN Mineração

Embora a entrada de novas empresas na bolsa siga agitada, o maior IPO do ano (até agora) ficou com uma velha conhecida: a CSN. Na expectativa de que a empresa conseguisse valores vultuosos com a oferta, investidores vinham apostando nas ações da CSN “mãe” (CSNA3) desde o anúncio do IPO da área de mineração. 

Os papéis, no entanto, ficaram no piso da faixa indicativa, a 8,5 reais, com a CSN Mineração ( CMIN3) arrecadando 5,219 bilhões de reais. Caso as ações fossem precificadas no topo da faixa, a 11,35 reais, o montante levantado seria de quase 7 bilhões de reais.

Carrefour divulga balanço

Com divulgação de balanço prevista para após o encerramento do pregão de hoje, o Carrefour deve será a primeira rede de hipermercados a apresentar resultado do quarto trimestre. A expectativa do mercado é de que a empresa apresente receita líquida de 20 bilhões de reais.

Agenda do dia

Para esta quarta, está prevista a divulgação do boletim Focus, prorrogado em função do Carnaval. Mas a principal publicação do dia deve ficar com a ata sobre a última decisão de juros do FOMC (equivalente ao Copom nos Estados Unidos), que irá sair às 16h. Pela manhã, serão revelados as vendas do varejo americano e a produção industrial dos Estados Unidos referentes ao mês de janeiro.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresIbovespaIPOs

Mais de Invest

Resultado da Mega-Sena concurso 2.814; prêmio é de R$ 16,4 milhões

Receita alerta para golpes com taxa falsa sobre Pix

Investidor de ‘A Grande Aposta’ investe na China e tem resultados milionários