Exame Logo

Nestlé vende fabricante de Chambinho e Chandelle para Lactalis, dona da Batavo e Parmalat

Valor não foi divulgado, mas operação estava entre os planos de desinvestimento da suíça desde 2019

Nestlé: suíça e sócia já avaliavam venda do negócio desde 2019, segundo reportagens (Reprodução/Site Exame)
RB

Raquel Brandão

Publicado em 12 de dezembro de 2022 às 16h57.

Última atualização em 13 de dezembro de 2022 às 10h17.

A Nestlé decidiu vender sua operação das marcas Chambinho, Chamyto e Chandelle. A joint venture com a Fonterra, Dairy Partners Americas (DPA), foi vendida para a francesa Lactalis, sem valor divulgado. Maior fabricante de produtos lácteos no mundo, no Brasil a Lactalis é dona das marcas Batavo, Parmalat, Itambé, Elegê e Prèsident.

Os termos do acordo serão submetidos ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e a expectativa é de que o negócio seja concluído em meados de 2023.

Veja também

O contrato entre as empresas prevê que a Lactalis do Brasil assuma os negócios da DPA Brasil, bem como os direitos de propriedade intelectual relacionados ao uso das marcas Chambinho, Chamyto e Chandelle no país, além de uma licença de longo prazo para o uso das marcas Nestlé, Ninho, Neston, Molico e Nesfit, exclusivamente para o segmento de lácteos refrigerados. Com a transação, a Lactalis absorverá toda a operação da DPA, incluindo fábricas e centros de distribuição, com seus funcionários, incluindo os colaboradores da sede e o time de vendas.

Planos de venda

A Fonterra e a Nestlé criaram a DPA em 2003 para fabricar e comercializar produtos lácteos em toda a América Latina. Em 2014, a joint venture redirecionou suas atividades para o Brasil e para a produção de lácteos refrigerados. A participação de Fonterra é de 51% e a de Nestlé, 49%. A DPA opera duas fábricas, em Araras (SP) e Garanhuns (PE), e emprega 1.300 pessoas. Nestlé, Chamyto, Ninho, Chandelle, Chambinho, Neston e Molico estão entre as marcas mais conhecidas da DPA no Brasil.

Os planos de venda vêm de alguns anos. Em 2019, quando a empresa vendeu a operação de leite longa vida para a Bela Vista (da marca Piracanjuba), reportagens já sinalizavam que a suíça e a sócia buscavam compradores para a DPA. Naquela época, as vendas da empresa de lácteos girava em torno de R$ 1 bilhão.

A Lactalis iniciou suas atividades no Brasil há quase dez anos. Atualmente, é líder em captação de leite no Brasil. Mantém 23 unidades fabris distribuídas por oito estados (RS, SC, PR, MG, SP, PE, GO, RJ). Com a aquisição da DPA, passará a contar com mais de 10.900 funcionários. No mundo, o Grupo Lactalis tem presença em 88 países, com 270 fábricas e 85.500 funcionários.

 

Acompanhe tudo sobre:Indústrias de alimentosNestlé

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame