Minério cai pela quinta semana com crise imobiliária na China
Ingrediente siderúrgico é afetado por preocupações persistentes com a crise imobiliária na China e o conflito no Oriente Médio
Agência de notícias
Publicado em 20 de outubro de 2023 às 11h42.
O minério de ferro caiu pela quinta semana seguida — a sequência mais longa em um ano — diante das preocupações persistentes com a crise imobiliária na China e o conflito no Oriente Médio.
As ações chinesas já apagaram todos os ganhos desde o salto que deram com a reabertura do país no ano passado, em meio a preocupações com o endividamento do setor imobiliário do país, um pilar fundamental da demanda por metais.
Demanda chinesa por minério de ferro
O mercado de minério de ferro também é pressionado porexpectativas de menor demanda por parte das usinas siderúrgicas chinesasdurante o resto do ano.
As perdas de lucratividade devem levar as usinas a cortar produção, o que ajudaria a cumprir a meta do governo de manter a produção anual abaixo do nível de 2022.
A cotação do minério de ferro emSingapura afundou 3,7%nesta sexta-feira, 20,para US$ 112,65 a tonelada, a queda na semana foi de 1,4%. Cobre e níquel também caíram na Bolsa de Metais de Londres.