Mercados

Mercado russo fica nervoso com discurso de Putin de remodelação

O índice de Moscou RTS caiu 2,99% com as incertezas políticas após as eleições de domingo

Declarações do premiê, Vladimir Putin, de que o governo precisava de mudanças depois da eleição provocaram uma corrida para a venda, derrubando as ações (Vittorio Zunino Celotto/Getty Images)

Declarações do premiê, Vladimir Putin, de que o governo precisava de mudanças depois da eleição provocaram uma corrida para a venda, derrubando as ações (Vittorio Zunino Celotto/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2011 às 10h49.

Moscou - As ações russas estenderam suas perdas na tarde desta terça-feira, conforme aumentava o susto dos investidores com a incerteza política após as eleições de domingo e as manifestações nas ruas de Moscou.

Declarações do primeiro-ministro, Vladimir Putin, de que o governo precisava de mudanças depois da eleição presidencial de 4 de março provocaram uma corrida para a venda, derrubando as ações em 1,6 por cento e pressionando para baixo o rublo, disseram corretores.

O índice de Moscou RTS caiu 2,99 por cento às 10h05 (horário do Brasil) e o MICEX estendeu as perdas para ficar em 2,35 por cento abaixo para a sessão.

"O mercado está reagindo à acumulação de provas de que possa haver alguma reação aos resultados eleitorais de ontem," disse Roland Nash, estrategista-chefe de investimentos no fundo hedge Verno.

O rublo enfraqueceu 0,8 por cento para 31,12 versus o dólar.

"É atirar primeiro e perguntar depois," disse um negociador de equity baseado em Moscou. "Você escuta notícias sobre manifestações e prisões e vende. Você só quer tirar o dinheiro da mesa." Depois da maior derrota eleitoral em seus 12 anos de governo, Putin disse que iria se ajustar às demandas da sociedade por modernização.

"Acho que as pessoas estão assustadas com a consequência das eleições," disse Nash, embora ele acredite que as declarações de Putin devem tranquilizar os investidores de que mudanças estão em ação.

Outro vendedor de equity disse que alguns investidores estrangeiros estavam nervosos com as notícias sobre manifestações em meio a relatos de fraude eleitoral no domingo.

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valoresEuropaPolítica no BrasilProtestosRússia

Mais de Mercados

Bloqueio de R$ 15 bi e corrida eleitoral americana: os assuntos que movem o mercado

A bolsa da América do Sul que pode ser uma das mais beneficiadas pela IA

Ibovespa fecha em queda com incertezas fiscais no radar; dólar sobe para R$ 5,59

Ações da Volvo sobem 7% enquanto investidores aguardam BCE

Mais na Exame