Exame Logo

Marfrig dispara após venda bilionária para dona da Friboi

A companhia fechou contrato com a JBS, dona da Friboi e maior produtora de carnes do mundo

O negócio segue a estratégia da JBS de crescer em alimentos processados (DIVULGACAO)

Karla Mamona

Publicado em 22 de junho de 2015 às 11h02.

São Paulo - As ações ordinárias da Marfrig lideravam a alta do Ibovespa nesta segunda-feira. Os papéis registravam ganhos de mais de 11%.

O mercado repercute a notícia de que a companhia fechou contrato com a JBS,maior produtora de carnes do mundo, para a venda da Moy Park, unidade de frango e alimentos processados na Europa , por aproximadamente 1,5 bilhão de dólares. O anúncio foi feito no domingo.

Segundo fato relevante, o valor da operação é composto pelo pagamento à vista de 1,19 bilhão de dólares à Marfrig. Pelo acordo, a JBS assumirá dívida líquida da Moy Park de 200 milhões de libras. A transação está sujeita à aprovação por órgãos de defesa da competição da União Europeia.

De acordo com o comunicado, o fechamento da operação está previsto para ocorrer entre o terceiro e o quarto trimestre deste ano.

Segundo a Marfrig, a operação permite à empresa focar em áreas prioritárias como a exportação de carne bovina a partir do Brasil para a Ásia e para os Estados Unidos, cuja abertura é esperada para breve.

O negócio segue a estratégia da JBS de crescer em alimentos processados. Além disso, dará à empresa uma maior atuação na Europa.

A Moy Park é uma das principais empresas de alimentos prontos da Europa, com unidades de processamento de aves na Inglaterra e na Irlanda do Norte. Também possui plantas na França e Holanda.

No ano, as ações da Marfrig acumulam perdas de 11%.

São Paulo - As histórias de sucesso no mercado financeiro - e também as de fracasso - sempre mexeram com a curiosidade das pessoas. Por isso, a movimentação de muito dinheiro, o risco elevado e o sobe-desce das ações são matéria-prima frequente de filmes de ficção e também de documentários. A crise financeira de 2008, que desequilibrou a economia americana e colocou o resto do mundo na mesma situação, foi tema de análise de diversos filmes que tentaram entender suas causas e também as consequências do estouro da bolha.  Veja nos slides a seguir uma seleção de 10 filmes que abordam os bastidores do mercado financeiro em diversos aspectos.
  • 2. Hank - Cinco anos depois do colapso

    2 /12(Reprodução/ Netflix)

  • Veja também

    Ano: 2013
    Direção: Joe Berlinger
    Gênero: Documentário Neste documentário, o ex-secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson, explica como convenceu bancos, o congresso americano e candidatos à Presidência a aprovar um trilhão de dólares em resgastes financeiros. O filme foi coproduzido pela Bloomberg Businessweek Films, braço audiovisual da revista de negócios norte-americana, e pela produtora Radical Media. Veja o trailer:
  • 3. O Lobo de Wall Street

    3 /12(Divulgação/Site oficial)

  • Ano: 2013
    Direção: Martin Scorsese
    Gênero: Ficção O filme é uma adaptação do livro baseado nas memórias de Jordan Belfort, um corretor de títulos em Nova York, interpretado por Leonardo Dicaprio.
    A trama conta a históra de Belfort desde sua origem, passando por seu enriquecimento usando práticas antiéticas e ilegais, até sua queda após se envolver com fraudes, corrupção e o governo federal. O filme recebeu cinco indicações ao Oscar, mas acabou não levando nenhuma estatueta para casa. Veja o trailer:
  • 4. Inside Job - A verdade da crise

    4 /12(Divulgação)

    Ano: 2010
    Direção: Charles Ferguson
    Gênero: Documentário Indicado ao Oscar como melhor documentário, “Inside Job” vasculha as entranhas de Wall Street no período que antecedeu a crise de 2008. O filme, que é narrado por Matt Damon, foi baseado em extensa pesquisa e em uma série de entrevistas com políticos, economistas e jornalistas na busca de tentar entender a teia de mentiras e de crimes que levou o mercado financeiro americano ao colapso. Veja o trailer:
  • 5. The Flaw

    5 /12(Divulgação/ Facebook The Flaw)

    Ano: 2011
    Direção: David Sington
    Gênero: Documentário O documentário faz uma ampla investigação da história econômica dos Estados Unidos, na busca de entender as raízes da crise de 2008. Mais do que isso, o filme analisa os erros do mercado nos últimos 20 anos e mostra a devastação que o capitalismo provocou no aumento das desigualdades no país. Veja o trailer:
  • 6. Grande demais para quebrar

    6 /12(GettyImages)

    Ano: 2011
    Direção: Curtis Hanson
    Gênero: Ficção Baseado no livro de mesmo nome do jornalista Andrew Ross Sorkin, o filme conta a história da crise econômica de 2008 do ponto de vista do Secretário do Tesouro americano Henry Paulson. O filme, que foi exibido pelo canal HBO, recebeu 11 indicações ao Emmy Awards 2011. Veja o trailer:
  • 7. Europe at the Brink

    7 /12(Reprodução/ Youtube Wall Street Journal)

    Ano: 2012
    Direção: -
    Gênero: Documentário Produzido pelo jornal Wall Street Journal, este documentário coloca seus editores e repórteres para examinar as origens da crise da dívida pública na Europa. O filme analisa ainda a razão pela qual a crise se espalhou de forma feroz pelo continente e ameaça contaminar o mundo inteiro. Veja o filme completo:
  • 8. Wall Street - Poder e Cobiça

    8 /12(Divulgação)

    Ano: 1987
    Direção: Oliver Stone
    Gênero: Ficção Com Michael Douglas e Charlie Sheen nos papéis principais, "Wall Street - Poder e cobiça" fala sobre os bastidores do mundo dos negócios na década de 1980, seguindo o jovem e ambicioso Bud Fox, um corretor da bolsa interpretado por Sheen. Fox sonha em conhecer o seu ídolo, Gordon Gekko (Michael Douglas) um milionário ganancioso e frio. Quando isso finalmente acontece, Fox se vê parte de um mundo lucrativo, mas também perigoso. Michael Douglas ganhou o Oscar de Melhor Ator por sua atuação. Veja o trailer:
  • 9. Wall Street - O dinheiro nunca dorme

    9 /12(Divulgação)

    Ano: 2010
    Direção: Oliver Stone
    Gênero: Ficção Sequência do filme "Wall Street - poder e cobiça". O filme tem o personagem de Michael Douglas como figura central. Depois de cumprir pena por fraudes financeiras na cadeia, Gordon Gekko dedica seu tempo a realizar palestras e a escrever um livro com críticas ao comportamento de risco dos mercados. Gekko quer também se reaproximar de sua filha que por ironia do destino está noiva de um corretor de valores. Veja o trailer:
  • 10. Margin Call – O dia antes do fim

    10 /12(Divulgação/Margin Call – O Dia Antes do Fim)

    Ano: 2011
    Direção: J. C. Chandor
    Gênero: Ficção O filme se passa em uma empresa de investimentos, na fase inicial da crise financeira de 2008. Após uma demissão em massa na empresa, um dos funcionários revela uma falha que alguns personagens tentam resolver enquanto outros tentam esconder o problema. Veja abaixo o trailer:
  • 11. Enron – Os mais espertos da sala

    11 /12(Phillippe Diederich/Getty Images)

    Ano: 2005
    Direção: Alex Gibney
    Gênero: Documentário Conta a história da ascensão e da falência da Enron, gigante de revenda de energia e gás nos Estados Unidos. O filme aborda desde a formação da companhia texana nos anos 1980 ao perfil dos envolvidos na criação da empresa que, quando entrou em colapso, deixou 20 mil desempregados.
    Indicado ao Oscar de melhor documentário, o filme analisa um dos maiores desastres corporativos da história, no qual os chefes executivos da empresa fugiram com mais de um bilhão de dólares, deixando os investidores e funcionários sem nada. Veja o trailer abaixo:
  • 12. Veja agora 16 frases de Warren Buffet sobre investimentos

    12 /12(Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:Alimentos processadosCarnes e derivadosEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasIbovespaJBSMarfrigMercado financeiro

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mercados

    Mais na Exame