Mercados

Manchester United quer US$ 1 bi com IPO em Cingapura

Operação terá como coordenador líder o Credit Suisse, informam fontes próximas à negociação

O Manchester United atingiu a marca de 19 títulos conquistados no campeonato inglês (Divulgação)

O Manchester United atingiu a marca de 19 títulos conquistados no campeonato inglês (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2011 às 11h41.

São Paulo – O Manchester United, um dos mais bem sucedidos times da história do futebol inglês, está planejando levantar aproximadamente 1 bilhão de dólares por meio de uma Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês) a ser realizada na Bolsa de Cingapura, disseram pessoas próximas à negociação citadas nesta terça-feira (16) pelo jornal americano The Wall Street Journal.

De acordo com a reportagem, o Credit Suisse será a instituição financeira que atuará como coordenadora global da oferta. Outros bancos também serão futuramente contatados para participar da operação. A expectativa é que o IPO ocorra no quarto trimestre de 2011.

O Manchester United, que já teve as ações negociadas na Bolsa de Londres, tinha como meta inicial abrir seu capital na Bolsa de Hong Kong, mas a direção do clube mudou de ideia e escolheu Cingapura como o local para arrecadar fundos na Ásia. O time inglês está avaliando como reduzir os custos financeiros e busca dinheiro extra para expandir a quantidade de jogadores por meio de novas contratações.

Uma das razões para a escolha de Cingapura são os esforços da bolsa local que tem batalhado para atrair as companhias estrangeiras que planejam abrir o capital na Ásia. O objetivo é concorrer com a Bolsa de Hong Kong, a maior do mundo em capitalização de mercado.

Neste ano, grandes IPOs já ocorreram por lá, como o da trading de commodities Glencore, que levantou 10 bilhões de dólares com sua estreia, e a marca italiana Prada, que arrecadou 2,15 bilhões de dólares.

Trajetória

O Manchester United passou seu rival Liverpool em 2011, ao atingir a marca de 19 títulos do campeonato inglês, e também detém o recorde da Copa da Inglaterra, com 11 troféus. O clube fechou seu capital em Londres após ter sido vendido em 2005 para o americano Malcolm Irving Glazer, em uma transação avaliada em 1,3 bilhão de dólares. Segundo estimativas da revista americana Forbes, o Manchester United vale atualmente 1,8 bilhão de dólares.

Acompanhe tudo sobre:AçõesEsportesEuropaFutebolIPOsMercado financeiroPaíses ricosReino Unido

Mais de Mercados

A bolsa da América do Sul que pode ser uma das mais beneficiadas pela IA

Ibovespa fecha em queda com incertezas fiscais no radar; dólar sobe para R$ 5,59

Ações da Volvo sobem 7% enquanto investidores aguardam BCE

Reunião de Lula sobre corte de gastos e decisão de juros na Europa: o que move o mercado

Mais na Exame