Mercados

Lira turca cai a nível histórico após escândalo de corrupção

A moeda turca caiu a seu nível mais baixo em relação ao dólar, a 2,1778 liras (TL) por um dólar


	Liras turcas: moeda turca também caiu em relação ao euro
 (Getty Images)

Liras turcas: moeda turca também caiu em relação ao euro (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2014 às 09h02.

A moeda turca caiu nesta quinta-feira a seu nível mais baixo em relação ao dólar, a 2,1778 liras (TL) por um dólar, vítima do escândalo político e financeiro que abala o governo islâmico-conservador do primeiro-ministro turco Recep Tayyp Erdogan.

A moeda turca também caiu em relação ao euro, a 2,9879 TL por euro, perto do limite simbólico de 3 liras por euro, enquanto o principal índice da Bolsa de Valores de Istambul (BIST 100) perdia 1,91%, a 66.503,69 pontos, ao meio-dia.

A moeda turca e a Bolsa de Istambul sofreram na semana passada uma queda acentuada, vítimas diretas da crise do Estado turco após a prisão de vinte personalidades próximas ao poder por atos de corrupção e a demissão de três ministros.

Já afetada pelas decisões do Federal Reserve (Fed) americano, que atingem todos os países emergentes, a moeda turca havia atingido um recorde de baixa na semana passada, enquanto o BIST 100 caiu mais de 8%.

A lira, assim como a bolsa, registrou uma leve recuperação na segunda-feira, mas retomou o seu declínio na terça-feira, na véspera do fechamento do 1º de janeiro.

O vice-primeiro-ministro responsável pela economia Ali Babacan tentou nesta quinta tranquilizar os mercados, assegurando que a crise é apenas temporária.

"Esta é uma situação temporária. Ela está ligada a considerações políticas", declarou em um discurso a uma organização de empregadores.

Terça-feira, Babacan manteve a sua previsão de crescimento de 4% para 2014, apesar da preocupação de muitos patrões turcos que temem o seu impacto negativo sobre a economia.

O porta-voz do governo Bulent Arinc avaliou segunda-feira em "mais de 100 bilhões de dólares" as perdas sofridas pela economia turca desde o início do escândalo.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEscândalosEuropaFraudesPolíticosTayyip ErdoganTurquia

Mais de Mercados

Apostas para próximo corte de 50 pb quase zeram após fala de ex-secretário do Tesouro dos EUA

Com projeção de Selic a 13,5%, Felipe Guerra, da Legacy, vê Ibovespa mais caro que a bolsa americana

Payroll forte chancela aposta em corte de 25 bps e aumenta expectativa por pouso suave

Ibovespa fecha no positivo após payroll aumentar expectativa por pouso suave nos EUA