Invest

IPCA de setembro: Mercado espera terceiro mês de deflação

Economistas projetam queda do IPCA anual de 8,7% para 7,12%; transportes e alimentos devem puxar inflação para baixo

Homem seleciona laranjas em mercado: preço dos alimentos deve ajudar a derrubar inflação de setembro (Leandro Fonseca/Exame)

Homem seleciona laranjas em mercado: preço dos alimentos deve ajudar a derrubar inflação de setembro (Leandro Fonseca/Exame)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 11 de outubro de 2022 às 06h30.

Última atualização em 11 de outubro de 2022 às 07h38.

O IBGE irá divulgar o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro na manhã desta terça-feira, 11, sob expectativas de que se confirme o terceiro mês consecutivo de deflação no Brasil.

O consenso do mercado é de que o principal indicador de inflação do país fique negativo em 0,33% frente ao mês anterior, segundo consenso da Bloomberg, com o IPCA anual caindo de 8,7% para 7,12%. Até três meses atrás, o indicador rodava próximo de 12%.

A queda de preços dos combustíveis, com reduções de tributos e de valores cobrados pela Petrobras, é o que tem puxado a deflação brasileira dos últimos meses. O mercado espera que esses efeitos continuem nos dados de setembro.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia

"De acordo com nossa estimativa, o terceiro dado de deflação consecutivo será sustentado pela queda dos preços de alimentação e bebidas (-0,18%) e transportes (-2,22%)", afirmou Marcela Rocha, economista-chefe da Claritas Investimentos.

A economista-chefe projeta 0,31% de deflação mensal, levemente abaixo da estimativa mediana do mercado. Para o núcleo do IPCA, a previsão da Claritas é de desacelerção de 10,42% para 10,18% na comparação anual.

A expectativa do mercado é de que o IPCA termine o ano em 5,71%, segundo o último boletim Focus. A projeção, até quatro semanas atrás, estava em 6,40%.

Acompanhe tudo sobre:InflaçãoIPCA

Mais de Invest

Musk diz que Tesla pode competir com a China sem tarifas

Veja o resultado da Mega-Sena, concurso 2728; prêmio é de R$ 40 mi

Profissional autônomo: veja passo a passo para declarar o Imposto de Renda 2024

Criptomoedas: aula virtual ensina como investir com confiança e sem armadilhas; veja como assistir

Mais na Exame