Mercados

Investidor que já previu crises vê novo colapso do mercado

Veterano investidor americano Mark Cook já alertou o mercado sobre 3 crises; agora, ele avista mais problemas


	O urso (termo usado quando o mercado está em forte tendência de baixa) pode aparecer no mercado de ações americano, segundo Cook
 (stock.xchng/Reprodução)

O urso (termo usado quando o mercado está em forte tendência de baixa) pode aparecer no mercado de ações americano, segundo Cook (stock.xchng/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2014 às 11h05.

São Paulo – O veterano investidor americano Mark Cook se tornou figura conhecida entre os investidores dos Estados Unidos, após alertar o mercado sobre as fortes quedas nas bolsas nos anos de 1987, 2000 e 2007.

Cook voltou a ser assunto nesta semana depois de fazer mais uma de suas previsões ao site Market Watch. Para ele, o mercado de ações americano está em apuros e pode sofrer uma queda de 20%, ou mais, dentro de 12 meses.

Mas como ele chegou a esta conclusão? Há cerca de 30 anos, Cook criou seu próprio indicador, o qual ele chama de Cook Cumulative Tick, que tem base em análises do indicador Nyse Tick e nas oscilações de preço das ações.

“No primeiro trimestre de 2000 e no terceiro trimestre de 2007, o Nyse Tick e os preços das ações divergiram radicalmente. Em abril deste ano, o mesmo aconteceu”, alerta Cook.

Em linhas gerais, o que Cook quer dizer é que, enquanto as ações têm operado em alta e o mercado americano tem mostrado fôlego nos últimos meses, o Nyse Tick tem registrado recuos pontuais e preocupantes. Pelo método de análise de Cook, essa diferença de comportamento é um sinal extremamente negativo.

"Eventualmente, esse gás do mercado vai acabar, causando estragos”, afirma. Cook aponta uma probabilidade de 75% de ocorrer uma forte correção no mercado americano.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEstados Unidos (EUA)Mercado financeiroNyse EuronextPaíses ricos

Mais de Mercados

Fundador do Telegram anuncia lucro líquido pela primeira vez em 2024

Banco Central fará leilão à vista de até US$ 3 bi na quinta-feira

Marcopolo avança na eletrificação com aquisição de participação em empresa chilena

Suzano (SUZB3) aprova pagamento de R$ 657 milhões em juros sobre capital próprio