Mercados

Bovespa sobe apoiado em otimismo externo com EUA e Europa

O principal índice acionário brasileiro acompanhava o comportamento das praças acionárias globais. O giro financeiro é de R$ 1,86 bilhão

Pregão da Bovespa (Divulgação/BM&FBovespa)

Pregão da Bovespa (Divulgação/BM&FBovespa)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2012 às 12h10.

São Paulo - A bolsa paulista buscava nesta terça-feira reverter a queda apurada na véspera, quando dados da China pesaram sobre o desempenho de commodities e ações ligadas a matérias-primas, e operava no azul, apoiada sobretudo em dados positivos vindos dos Estados Unidos.

Às 11h50, o Ibovespa subia 0,99 por cento, a 67.039 pontos, com giro financeiro de 1,86 bilhão de reais. O principal índice acionário brasileiro acompanhava o comportamento das praças acionárias globais. Na Europa, o FTSEurofirst tinha ganhos de 1,32 por cento.

Em Wall Street, o Dow Jones avançava 0,55 por cento e o Standard & Poor's 500 ganhava 0,64 por cento. Dados de vendas no varejo dos EUA garantiam certo ânimo aos investidores. Em fevereiro, as vendas totais no varejo norte-americano subiram 1,1 por cento, após uma revisão para cima do dado de janeiro, para 0,6 por cento, atingindo a maior alta em cinco meses e ficando ligeiramente acima da previsão de analistas.

Ainda na cena externa, uma análise atualizada preparada pela Comissão Europeia, pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para ministros da zona do euro mostrou que o segundo pacote de resgate à Grécia pode tornar a dívida do país sustentável. Até 2030, entretanto, Atenas terá de se prender firmemente às políticas acordadas, podendo precisar de mais dinheiro depois de 2014. Dados de confiança na Alemanha acima do esperado, conhecidos mais cedo, também amenizavam preocupações envolvendo a zona do euro e ajudavam a manter as bolsas europeias no azul.

No cenário doméstico, a ação ordinária da Vale exibia a maior alta do Ibovespa, subindo 2,58 por cento, a 41,67 reais. Na segunda-feira, o presidente da mineradora, Murilo Ferreira, disse que a companhia deve se tornar a maior produtora mundial de níquel ainda este ano. A Vale é atualmente a segunda produtora global da commodity, atrás da mineradora Norilsk.

A temporada de divulgações de resultados trimestrais e do fechado de 2011 também seguia na pauta, com a Brookfield Incorporações, que apresenta o balanço no final do dia, em alta de 1,60 por cento. A terça-feira reserva ainda os números de Eletropaulo e Positivo Informática, esta última fora do Ibovespa.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Não é só o Brasil: Argentina faz maior venda de reservas internacionais em um dia para segurar dólar

Por que a China domina o mercado de carros elétricos? 'Padrinho dos EVs' explica o motivo

Japão evita dar pistas sobre aumento dos juros e vai acompanhar os riscos à economia

Ibovespa ganha fôlego com bancos, Petrobras e Vale e fecha acima dos 121 mil pontos