Mercados

Bovespa opera volátil com dados mistos do exterior

O giro financeiro do pregão era de quase R$ 2 bilhões

Pregão da Bovespa (Divulgação/BM&FBovespa)

Pregão da Bovespa (Divulgação/BM&FBovespa)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2012 às 12h31.

São Paulo - A bolsa brasileira registrava mais um dia de volatilidade no pregão desta quinta-feira, com dados dos Estados Unidos influenciando positivamente e notícias vindas da Europa pressionando o mercado para baixo. Às 13h18, o Ibovespa tinha queda de 0,47 por cento, a 65.784 pontos. O giro financeiro do pregão era de quase 2 bilhões de reais.

Nos mercados externos, o índice europeu FTSEurofirst operava em baixa de 0,38 por cento, enquanto o norte-americano Dow Jones exibia oscilação positiva de 0,22 por cento. "No começo da manhã o índice de confiança da Alemanha supreendeu positivamente, mas a revisão das estimativas do PIB pela Comissão Europeia pesou", afirmou o analista Luiz Gustavo Pereira, da UM Investimentos.

A produção econômica das 17 nações que compartilham o euro terá contração de 0,3 por cento este ano, afirmou a Comissão Europeia em relatório, revertendo a previsão anterior que mostrava crescimento de 0,5 por cento em 2012. "Mas o cenário ficou mais positivo com os dados de auxílio-desemprego dos EUA", observou Pereira.

Os novos pedidos de auxílio-desemprego nos EUA ficaram estáveis na semana passada, permanecendo no menor nível desde o início da recessão de 2007/2009. Entre as ações do Ibovespa, o setor de bancos era o que mais influenciava negativamente, com destaque para Santander Brasil , cujas units recuavam 2,32 por cento, para 18,11 reais.

A preferencial da Petrobras também pressionava o índice, com queda de 0,33 por cento, a 23,81 reais, enquanto a da Vale tinha alta de 0,83 por cento, a 42,33 reais.

Entre os destaques positivos, as ações da Oi apareciam entre as principais valorizações do Ibovespa. A preferencial subia 1,08 por cento e a ordinária ganhava 1,77 por cento. Gol, por sua vez, tinha alta de 1,59 por cento, a 14,72 reais, após ter divulgado suas estimativas para 2012, prevendo melhora na taxa de ocupação e na margem operacional.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

"O mundo está passando por um processo grande de transformação", diz André Leite, CIO da TAG

Ibovespa fecha em leve alta de olho em relatório bimestral de despesas; dólar cai a R$ 5,57

Ações da Ryanair caem quase 15% após lucro da empresa desabar

Desistência de Biden, relatório de despesas, balanços e juros na China: o que move o mercado

Mais na Exame