Mercados

Ibovespa opera em alta, recuperando perda anterior

São Paulo - A Bovespa operava em alta nesta terça-feira, corrigindo as perdas da véspera, enquanto os investidores monitoravam o cenário internacional, onde permanecem as preocupações com os conflitos na Líbia. Às 12h18, o Ibovespa <.BVSP> subia 0,58 por cento, aos 67.077 pontos. O giro financeiro estava em 2,4 bilhões de reais. O principal índice […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de março de 2011 às 12h33.

São Paulo - A Bovespa operava em alta nesta terça-feira, corrigindo as perdas da véspera, enquanto os investidores monitoravam o cenário internacional, onde permanecem as preocupações com os conflitos na Líbia.

Às 12h18, o Ibovespa <.BVSP> subia 0,58 por cento, aos 67.077 pontos. O giro financeiro estava em 2,4 bilhões de reais.

O principal índice das ações brasileiras fechou em leve baixa na véspera, contrariando o otimismo externo, como reflexo de uma realização de lucros.

"Está corrigindo um pouco o exagero de ontem, há recuperação de alguns papéis que derrubaram o índice Ibovespa ontem", resumiu Luiz Roberto Monteiro, assessor de investimentos da corretora Souza Barros.

As ações preferenciais da Gerdau , que caíram quase 5 por cento na véspera, nesta quinta-feira registravam uma queda de apenas 0,4 por cento, a 20,17 reais.

Petrobras subia 1,8 por cento, a 28,46 reais, colaborando para o avanço do Ibovespa. Já Vale , a outra blue chip que detém maior peso no índice, recuava 1,3 por cento, a 46,26 reais.

Lá fora, as bolsas norte-americanas tinham leve baixa diante do receio com o envolvimento do Ocidente no conflito da Líbia. As incertezas sobre o impacto econômico do terremoto, tsunami e crise nuclear no Japão também traziam nervosismo.

Aqui, mesmo com a alta do índice, Monteiro lembrou que o mercado está um pouco "travado", sem espaço para valorizações expressivas, por causa do fluxo estrangeiro.

"O fluxo de capital estrangeiro estava negativo até o dia 17 e eles estão vendidos no futuro, então não tem muita força para alavancar o índice", explicou o profissional.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

PCE dos EUA, Caged e repercussão do balanço da Vale (VALE3): o que move o mercado

Lucro da Vale (VALE3) supera expectativas e sobe 210%, para US$ 2,76 bilhões

"Mercado precifica cenário de quase crise fiscal no Brasil, que não é verdade", diz Mansueto Almeida

Ibovespa retorna aos 125 mil pontos após IPCA-15 e PIB dos EUA virem acima do esperado

Mais na Exame