Bovespa opera em alta acompanhando mercado externo
A Bovespa operava em alta, depois do Fed sinalizar na véspera que não vai subir os juros dos EUA tão cedo
Da Redação
Publicado em 22 de setembro de 2016 às 11h57.
São Paulo - O principal índice da Bovespa subia nesta quinta-feira, acompanhando o viés positivo no exterior, após a decisão do Federal Reserve na véspera de manter os juros e indicar cautela no processo de normalização da política monetária.
Às 10:54, o Ibovespa subia 1,66 por cento, a 59.363 pontos. O volume financeiro era de 1,079 bilhão de reais.
Em Wall Street, o Nasdaq atingiu máxima intradia histórica logo no início dos negócios e o índice de referência S&P 500 subia 0,7 por cento.
Localmente, o mercado monitorava o avanço da operação Lava Jato, que levou à prisão pela Polícia Federal do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega nesta sessão.
Destaques
- PETROBRAS PN subia 2,34 por cento e PETROBRAS ON avançava 2,09 por cento, em sessão marcada pela alta nos preços do petróleo . Na véspera, o presidente da estatal disse à Reuters não acreditar que a empresa terá que pagar valores relevantes em ações movidas nos Estados Unidos devido ao escândalo de corrupção que envolveu a empresa.
- VALE PNA tinha valorização de 1,05 por cento e VALE ON avançava 0,45 por cento, na esteira dos ganhos das commodities. O preço do minério de ferro para entrega imediata no porto de Tianjin subiu nesta sessão.
- MULTIPLAN ON subia 1,54 por cento. A empresa informou a aprovação por parte de seu Conselho de Administração a abertura de um novo plano de recompra de ações que vai durar até março de 2018.
- TIM avançava 2,44 por cento, em sessão positiva para o setor, após notícia publicada no jornal Valor Econômicos dizendo que a DirecTV Latin America, controlada pela AT&T, tem interesse em voltar a investir no Brasil, reconhecendo TIM como possibilidades de aquisição, bem como Oi (que não estão no Ibovespa) e Nextel.
- ULTRAPAR valorizava-se 0,71 por cento, em sessão que tinha como pano de fundo a notícia de que Conselho de Administração da empresa aprovou na véspera um investimento adicional de 196 milhões de reais em 2016.
- FIBRIA ON seguia na contramão e caía 0,73 por cento, assim como SUZANO, que perdia 0,63 por cento, entre as poucas quedas do Ibovespa, em meio à queda do dólar frente ao real.
*Atualizada às 11h57