Ibovespa retoma os 113 mil pontos com commodities e bancos
Wall Street desaba após Inflação dos Estados Unidos aumentar pressão sobre alta de juros do Fed
Guilherme Guilherme
Publicado em 10 de fevereiro de 2022 às 10h19.
Última atualização em 10 de fevereiro de 2022 às 18h35.
O Ibovespa avançou nesta quinta-feira, 10, para seu maior patamar desde outubro de 2021, na contramão das bolsas americanas. Por lá, o sentimento de aversão ao risco aumentou, após o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos sair acima do esperado.
No fechamento:
- Ibovespa: + 0,81%, 113.367 pontos.
A inflação ao consumidor americano ficou em 0,6%, com o CPI anual passando de 7% para 7,5%. A expectativa era de salto para 7,2%. Já o núcleo do CPI, uma das principais referências para as políticas do Federal Reserve ( Fed, banco central dos EUA), subiu de 5,5% para 6%. A inflação americana é a maior desde 1982.
Bolsas do mundo inteiro reagiram negativamente ao CPI americano, que alimenta as preocupações sobre o aperto monetário dos Estados Unidos. Em Wall Street, o índice Nasdaq, com maior composição de empresas de crescimento, caiu mais de 2%.
As quedas foram aprofundadas após o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, afirmar, em entrevista à Bloomberg News, que apoia a elevação dos juros pelo Fed em 1 ponto percentual completo até julho. A sinalização pode indicar uma intensificação no ritmo de elevações nos juros.
- Dow Jones (EUA): -1,47%
- S&P 500 (EUA): - 1,81%
- Nasdaq (EUA): - 2,10%
Por aqui, no entanto, o cenário foi outro. Em meio à expectativa de alta de juros nos Estados Unidos, investidores estrangeiros continuam migrando para bolsas emergentes em busca de oportunidades descontadas – especialmente no setor de commodities.
O investidor estrangeiro ingressou 7,11 bilhões de reais na B3 em fevereiro. No ano, o montante totaliza 39,60 bilhões de reais.
O movimento explica tanto a alta do Ibovespa no dia quanto o desempenho do dólar em boa parte da sessão. Apesar da moeda americana ter fechado em alta, na mínima, o dólar caiu abaixo da marca de 5,19 reais – o menor patamar intradiário em cinco meses.
- Dólar comercial: + 0,29%, a 5,241 reais.
Tenha acesso a um curso GRATUITO de Minicontratos. Aprenda agora!
Destaques de ações
O tom positivo na bolsa brasileira foi motivado pela valorização das commodities. As petroleiras ficaram entre os destaques, acompanhando a apreciação do petróleo, após queda dos estoques americanos.
A Petrobras (PETR3/PETR4), que apresentou seu relatório de vendas e produção do quarto trimestre na última noite, subiu mais de 1,5%. Nesta noite, será a vez da Vale (VALE3) apresentar sua prévia operacional. Com o maior peso do Ibovespa, as ações da mineradora fecharam o dia em forte alta, com a recuperação do minério de ferro nesta madrugada.
- 3R (RRRP3): + 3,07%
- Vale (VALE3): + 2,69%
- Petrobras (PETR3): + 1,71%
- Petrobras (PETR4): + 1,53%
- PetroRio (PRIO3): + 1,02%
Os grandes bancos, que estiveram entre as maiores quedas do último pregão, recuperaram parte das perdas nesta quinta. O Bradesco (BBDC4) subiu depois de já ter desabado 8% na véspera, como resposta do mercado ao balanço e ao guidance divulgados nesta semana.
Já o Itaú (ITUB4) liderou os ganhos do setor, com investidores aguardando seu balanço que será apresentado após o fechamento de mercado. Na véspera, as ações do banco caíram 4% seguindo a baixa no setor bancário.
- Itaú (ITUB4): + 1,91%
- Bradesco (BBDC4): + 1,44%
- Santander (SANB11): + 1,80%
- Banco do Brasil (BBAS3): + 1,10%
- Bradesco (BBDC3): + 0,81%
Ações de empresas de tecnologia, por outro lado, seguiram as perdas de Nova York e lideraram as maiores quedas do dia, com investidores precificando um cenário mais desafiador para empresas de crescimento.
- Banco Inter (BIDI11): + 4,13%
- Méliuz (CASH3): - 4,05%
- Locaweb (LWSA3): - 3,93%
- Totvs (TOTS3): - 2,81%
Na ponta negativa, o setor de celulose também ficou entre as maiores quedas, tendo no radar os resultados corporativos divulgados por Suzano (SUZB3) e Klabin (KLBN11) na quarta-feira, 9. Ambas registraram quedas no lucro líquido. Apesar das baixas, o lucro da Suzano superou as estimativas de analistas, enquanto a Klabin entregou receita líquida em acordo com as expectativas do mercado.
- Suzano (SUZB3): - 3,07%
- Klabin (KLBN11): - 1,16%
No Brasil, economistas ainda repercutiram o crescimento de 1,4% do setor de serviços em dezembro. O salto, em 2021, foi de 10,9%. A alta colocou as ações associadas à economia doméstica no topo dos ganhos do índice.
- Via (VIIA3): + 7,43%
- Magazine Luiza (MGLU3): + 5,15%
- Cielo (CIEL3): + 3,03%
- CVC (CVCB3): + 2,81%
"A reabertura da economia está turbinando setores que sofreram muito, como é o caso do turismo. Mas há outro fator importante. A série dessazonalizada está rodando acima dos valores de 2016 e 2019. Isto sugere que a pandemia pode ter acelerado o consumo de serviços diversos, um efeito do isolamento social e a adoção de novos tipos de serviços como entrega de comida e transporte via aplicativo", avalia, em nota, André-Perfeito, economista-chefe da Necton.