Invest

Ibovespa fica acima dos 120 mil pontos mas fecha semana no negativo

Índice subiu seguindo mercado americano, mas a cautela com planos de tributação do presidente Joe Biden continua; alta da Vale também impulsionou resultado

 (Germano Lüders/Exame)

(Germano Lüders/Exame)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 23 de abril de 2021 às 14h35.

Última atualização em 23 de abril de 2021 às 17h27.

O Ibovespa avançou nesta sexta-feira, 23, registrando sua primeira sessão de alta na semana. O índice seguiu o mercado americano, que se recuperou após os planos de aumento de impostos nos Estados Unidos provocarem queda das ações na véspera. A alta, no entanto, não foi suficiente para recuperar as perdas dos últimos dias, e o Ibovespa recuou 0,48% no acumulado semanal.

Saiba onde estão as melhores oportunidades da bolsa com o time de analistas da EXAME Invest Pro

Nos Estados Unidos, as preocupações sobre os planos do presidente Joe Biden continuam mesmo com os índices avançando. Segundo a Bloomberg, o democrata pretende dobrar para 39,8% os impostos sobre ganhos de capitais para aqueles com lucros acima de 1 milhão de dólares. A medida, se confirmada, deve atingir apenas 0,3% dos americanos, mas são eles os principais investidores do país. De acordo com a Reuters, detalhes do plano devem ser divulgados na próxima semana. 

Na Europa, que ainda não havia precificado a possibilidade de aumento de impostos no pregão de quinta, o dia foi negativo, com o índice pan-europeu STOXX 600 encerrando em queda de 0,13%. Os mercados reagiram ainda ao aumento de casos do novo coronavírus no mundo, levando as bolsas do continente à primeira baixa semanal em oito semanas.

O que ajudou a aliviar o clima no Velho Continente foram os índices de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) de abril, que vieram acima das expectativas. O destaque ficou com o PMI industrial da Zona do Euro, que ficou em 63,3 pontos – 13,3 pontos acima da linha que divide a expansão da contração da atividade econômica.

O acelerado ritmo de vacinação elevou o PMI de serviços dos EUA para 63,1 pontos – o maior crescimento do setor em 12 anos. O número também ficou acima das estimativas do mercado de 61,9 pontos. Após a divulgação do dado, às 10h45, os índices americanos estenderam os movimentos de alta.

Com a maior busca por ativos de risco por parte de investidores americanos, o dólar encerrou o dia negociado majoritariamente em queda contra outras divisas desenvolvidas e emergentes. 

Contra o real, o dólar chegou a abrir em queda, mas entrou no campo positivo e recuperou parte das perdas registradas nos últimos dias. Na véspera, a moeda americana enfrentou forte queda contra o real, repercutindo o alívio com o fim do impasse para o Orçamento de 2021, sancionado ontem pelo presidente Jair Bolsonaro. 

“O acordo traz um corte de 19,8 bilhões de reais em dotações orçamentárias. Além disso, foi anunciado um decreto para bloquear mais 9 bilhões de reais nos recursos do Orçamento, algo que é considerado essencial para garantir que o teto de gastos seja cumprido”, destacam em nota os analistas da Ativa Investimentos.

Destaques 

Na bolsa, a alta do Ibovespa foi puxada pela valorização de 1,66% dos papéis da Vale (VALE3), empresa que conta com a maior participação na composição do índice.

"O movimento da Vale reflete a expectativa de investidores sobre o balanço da empresa no primeiro trimestre", afirma Régis Chinchila, analista da Terra Investimentos. A mineradora deve divulgar o resultado na próxima segunda-feira, 26.

Nesta manhã, a Usiminas (USIM3) estreou a temporada de balanços, registrando um Ebitda recorde e lucro líquido de 1,2 bilhão de reais, resultado acima das estimativas de mercado de 934 milhões de reais.

Na bolsa, as ações da companhia chegaram a abrir em alta, mas logo caíram no campo negativo, com parte dos investidores realizando lucros, após a ação ter disparado 5,36% no último pregão. O papel encerrou o dia em queda de 1,13%.

A forte apreciação teve a ajuda de dados do Instituto Aço Brasil, que revelaram recorde de vendas de aços longos no Brasil, alimentando o otimismo para o balanço divulgado hoje.

Após o encerramento do pregão, será a vez da Hypera (HYPE3) apresentar seu resultado do primeiro trimestre.

Maiores altas do pregão

  • Gol (GOLL4) + 4,12%
  • Braskem (BRKM5) + 3,88%
  • Via Varejo (VVAR3) + 3,56%

Maiores quedas do dia

  • Cielo (CIEL3) -3,10%
  • Marfrig (MRFG3) - 2,49%
  • Cosan (CSAN3) - 2,06%
Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresIbovespa

Mais de Invest

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2758; prêmio acumulado é de R$ 11 milhões

Lucro do BV sobe 27,7% e banco mira retomada de patamar recorde

Lucro do Itaú alcança R$ 10 bilhões no 2º trimestre – alta de 15,2%

Quer começar a investir? Veja como dar os primeiros passos

Mais na Exame