Ibovespa hoje: índice vira para queda em pregão volátil com payroll dos EUA no radar
Principal indicador do mercado de trabalho americano sugere espaço para aperto monetário mais duro pelo Federal Reserve, mas alivia temor de recessão
Guilherme Guilherme
Publicado em 8 de julho de 2022 às 10h08.
Última atualização em 8 de julho de 2022 às 16h30.
O Ibovespa se firma em terreno negativo na tarde desta sexta-feira, 8, após oscilar entre altas e baixas na primeira metade do pregão, com investidores digerindo os números do payroll divulgados nesta manhã.
- Ibovespa: - 0,37%, 100.275 pontos
O dado, considerado o mais importante do mercado de trabalho americano, trouxe reações ambíguas. O payroll revelou a criação de 372.000 empregos não-agrícolas em junho, mais de 100.000 acima do consenso de mercado, de 268.000.
O número muito mais forte do que o esperado dá margem para o Federal Reserve (Fed, banco central americano) intensificar ainda mais seu aperto monetário na busca por controlar a inflação que está em patamares históricos nos Estados Unidos.
Por outro lado, o resultado forte afasta os temores de recessão na economia dos EUA. "Com o resultado de hoje, o motor de emprego americano não mostra sinais mais severos de desaceleração e sugere que o Fed não está atingindo seu objetivo de desaquecer a atividade econômica a ponto de controlar a inflação", afirmou Carlos Vaz, CEO e fundador da Conti Capital.
"Todos os dados que temos disponíveis indicam que, se os EUA entrarem em recessão causada pelo aumento das taxas de juros, a desaceleração será relativamente amena", disse Vaz.
Em Wall Street, a leitura do payroll primeiro derrubou as bolsas, que depois viraram para leve alta.
- S&P 500 (EUA): + 0,29%
- Nasdaq (EUA): + 0,26%
- Dow Jones (EUA):+ 0,23%
Petróleo em alta
Investidores voltaram as apostas para o mercado de commodities. O petróleo brent, que era negociado próximo da mínima do dia, a US$ 103 por barril, saltou para US$ 106 após a os dados de emprego dos Estados Unidos.
A valorização do petróleo ajuda a impulsionar os papéis do setor na bolsa. 3R e PetroRio figuram na ponta do Ibovespa e a Petrobras – segunda maior ação da carteira do Ibovespa – avança.
- 3R (RRRP3): + 2,92%
- PetroRio (PRIO3): + 2,69%
- Petrobras (PETR4): + 0,95%