Mercados

Fitch rebaixa rating da Portugal Telecom

O rating a longo prazo da empresa baixou de BBB para BBB-, com perspectiva negativa


	Sede da Portugal Telecom: o rating BBB- é o mais baixo dentro da categoria de grau de investimento da Fitch
 (Ivo Emanuel Gonçalves/Wikimedia Commons)

Sede da Portugal Telecom: o rating BBB- é o mais baixo dentro da categoria de grau de investimento da Fitch (Ivo Emanuel Gonçalves/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2013 às 08h20.

Londres - A agência de classificação de risco Fitch rebaixou o rating de longo prazo da Portugal Telecom de BBB para BBB-, com perspectiva negativa. "O rebaixamento leva em conta a mudança nas expectativas da Fitch para os dividendos associados da companhia, principalmente da Oi no Brasil, que está em meio a uma reviravolta, bem como o longo período levado para repatriar dividendos da Unitel, unidade de telefonia móvel de Angola na qual a PT possui 25%", comentou a Fitch em um comunicado.

Embora o desempenho da Unitel permaneça forte, a aprovação do banco central local para a repatriação de dividendos de 2010 e 2011 está cada vez mais difícil de estimar, segundo a Fitch. "Parece que as receitas, que são parte crucial da avaliação da Fitch sobre a alavancagem da PT, vão ficar abaixo das estimativas para 2013", disse a agência.

A Fitch afirmou que o corte no dividendo da PT anunciado ontem, de 0,325 euro para 0,10 euro, oferece alguma compensação e sinaliza o respeito da diretoria para com os detentores de bônus. No entanto, "na visão da Fitch isso será insuficiente para impedir que a alavancagem da companhia fique acima de três vezes, um nível que a agência disse anteriormente ser sensível a um rebaixamento".

O rating BBB- é o mais baixo dentro da categoria de grau de investimento da Fitch. A PT já é classificada como grau especulativo pela Moody's e pela Standard & Poor's. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasMercado financeiroFitchAgências de ratingPortugal TelecomRating

Mais de Mercados

Warner diz que vai analisar proposta da Paramount em até 10 dias úteis

Ibovespa fecha em alta, mas não se recupera de 'efeito Flávio'; dólar cai

Ações da Warner disparam após Paramount superar proposta da Netflix

Ações da Netflix caem após Paramount voltar à disputa pela Warner