Mercados

Feriado nos EUA tira liquidez e dólar opera estável

São Paulo - O dólar mantinha-se estável frente ao real nesta segunda-feira, com liquidez reduzida por causa de feriado nos Estados Unidos. Às 9h48, a moeda norte-americana era cotada a 1,558 real para venda no mercado à vista, mesmo patamar de sexta-feira, quando o dólar fechou no menor nível desde janeiro de 1999 após cinco […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2011 às 10h04.

São Paulo - O dólar mantinha-se estável frente ao real nesta segunda-feira, com liquidez reduzida por causa de feriado nos Estados Unidos.

Às 9h48, a moeda norte-americana era cotada a 1,558 real para venda no mercado à vista, mesmo patamar de sexta-feira, quando o dólar fechou no menor nível desde janeiro de 1999 após cinco quedas consecutivas.

O mercado foi influenciado na semana passada pela distensão da crise na Europa, após a aprovação de medidas fiscais na Grécia, e pela rolagem de contratos futuros em vencimento na BM&FBovespa.

Dados da bolsa mostravam nesta segunda-feira que os investidores estrangeiros começaram o mês com uma aposta recorde na valorização do real.

Em 1o de julho, eles sustentavam 23,5 bilhões de dólares em posições vendidas na moeda norte-americana em contratos futuros e de cupom cambial (DDI), a maior cifra ao menos desde a crise global de 2008.

Para o analista de uma corretora em São Paulo, o número evidencia que a mudança de estratégia do Banco Central deu mais confiança na valorização da moeda brasileira. Ao contrário do começo do ano, quando a autoridade monetária intervinha com vários leilões para enxugar o excesso de capitais no país, o BC tem feito somente duas compras diárias, em horários regulares.

Outro operador considera curioso o "silêncio" do BC, "já que das últimas vezes em que o dólar se aproximou de 1,55 real, foram feitas ameaças de novas medidas."

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Hoje não é super quarta? Entenda por que Fed e Copom não decidem juros no mesmo dia em julho

Preferimos jogar seguro diante da incerteza macro, diz CFO do Santander após balanço

Nike já foi desejo na China. Agora, enfrenta oito trimestres de queda

Ibovespa cai com bancos após balanço do Santander pior que o esperado