Mercados

Elétricas sofrem enquanto Alcoa ganha com medidas do governo

As empresas do setor tiveram uma queda de US$ 6,4 bilhões em valor de mercado


	O presidente da Alcoa, Klaus Kleinfeld, qualificou o custo da energia no Brasil como “inacreditavelmente alto” em uma palestra em 4 de maio. Empresa sobe após medidas do governo
 (Sean Gallup/Getty Images)

O presidente da Alcoa, Klaus Kleinfeld, qualificou o custo da energia no Brasil como “inacreditavelmente alto” em uma palestra em 4 de maio. Empresa sobe após medidas do governo (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2012 às 13h48.

Rio de Janeiro - Enquanto as medidas do governo para baratear a energia elétrica levaram a uma queda de US$ 6,4 bilhões em valor de mercado para as empresas do setor, outras saíram ganhando. É o caso das companhias de mineração e metais, da Alcoa Inc. à ArcelorMittal.

A energia responde pela maior despesa dessas companhias, alcançando até 40 por cento dos custos das produtoras de alumínio, segundo a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. O presidente da Alcoa, Klaus Kleinfeld, qualificou o custo da energia no Brasil como “inacreditavelmente alto” em uma palestra em 4 de maio, depois que a companhia com sede em Nova York afirmou em comunicado de março que estaria avaliando reduzir a produção no país.

A presidente Dilma Rousseff está forçando as empresas de energia a reduzirem os preços em até 28 por cento como parte dos esforços para estimular o crescimento econômico e tornar as empresas mais competitivas. Hoje, a indústria local paga mais que o dobro que na China e nos Estados Unidos pela eletricidade. A redução de preços pedida pelo governo vai ser uma das exigências para a renovação dos contratos de concessão até 2017.

“Considero que a decisão do governo é histórica e foi um passo acertado em um momento importante para a indústria brasileira”, disse Augusto Espeschit de Almeida, presidente da divisão de aços longos da ArcelorMittal na América do Sul, em nota por e-mail. O governo “tem tomado decisões importantes para melhorar a competitividade da indústria”, disse ele.

A BHP Billiton Ltd. e a Vale SA, maiores mineradoras do mundo, assim como a ArcelorMittal, maior produtora de aço, estão entre os maiores clientes de empresas de energia como a Cia. Energética de Minas Gerais, maior empresa brasileira do setor em valor de mercado, segundo dados levantados pela Bloomberg.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasGoverno DilmaSiderurgia e metalurgiaEnergia elétricaServiçosEmpresas americanasEnergiaImpostosEletricidadeAlcoaIncentivos fiscaisTarifas

Mais de Mercados

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA

O inverno chegou para as criptomoedas? Para analistas, tudo indica que sim

Fôlego de última hora não poupou Nvidia de pior semana do ano na bolsa

Lembra dela? DeepSeek derrubou mercados há um ano — como está a empresa hoje?