Exame Logo

Dólar avança de olho no exterior antes de votação da Previdência na CCJ

Às 12:10, o dólar avançava 0,22 por cento, a 3,9415 reais na venda

Câmbio: dólar rondava a estabilidade ante o real no início do pregão desta terça-feira (Manit Plangklang / EyeEm/Getty Images)
R

Reuters

Publicado em 23 de abril de 2019 às 09h11.

Última atualização em 23 de abril de 2019 às 12h12.

São Paulo — O dólar avançava ante o real nesta terça-feira, 23, acompanhando o movimento externo antes da votação da admissibilidade da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, prevista para começar às 14h30.

Às 12:10, o dólar avançava 0,22 por cento, a 3,9415 reais na venda.

Veja também

Na véspera, a divisa norte-americana fechou com variação positiva de 0,08 por cento, a 3,9328 reais na venda.

O dólar futuro tinha variação positiva de 0,08 por cento neste pregão.

A análise do novo parecer pela admissibilidade da reforma da Previdência na CCJ nesta tarde concentra a atenção de investidores neste pregão, que optam por manter a cautela antes da votação.

"Investidores estão 'vacinados' e preparados para eventuais contratempos por parte da oposição, que ainda ontem sofreu uma derrota no STF, instância que negou ação do PSB pela suspensão da votação da PEC em questão", afirmou a corretora H.Commcor, em nota.

O governo ainda não fechou um acordo com partidos do chamado centrão quanto aos pontos que serão modificados na reforma da Previdência antes da votação do texto na CCJ, e a expectativa é de uma definição no início da tarde.

Enquanto não há decisão na CCJ, o que pode ocorrer apenas após o fechamento do mercado, e na ausência de outros fatores internos que possam fazer preço, investidores locais se voltam para o exterior e as negociações passam a acompanhar o movimento externo, explicou o analista de câmbio da Correparti Corretora, Ricardo Gomes da Silva Filho.

"Um fator importante que não está nas notícias é o desconto que o euro está tendo (ante o dólar ) em função das sessões em que os mercados ficaram fechados por lá", disse o analista.

"Além disso, esse movimento vem sendo potencializado pelo exterior negativo no dia de hoje. Há um sentimento de aversão ao risco", afirmou ele, citando a decisão dos Estados Unidos de encerrar as isenções sobre as exportações de petróleo do Irã.

O dólar avançava cerca de 0,4 por cento ante uma cesta de moedas, enquanto o euro perdia 0,4 por cento contra o dólar.

O Banco Central vendeu o lote integral de 5.350 contratos de swap cambial tradicional ofertados nesta segunda-feira em operação de rolagem do vencimento maio. Em 16 leilões neste mês, o BC já vendeu 4,280 bilhões de dólar es nesses contratos. O lote a expirar em 2 de maio é de 5,343 bilhões de dólar es.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólar

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame