Invest

Payroll: criação de empregos supera as estimativas nos EUA e se mostra um obstáculo para o Fed

Payroll revela saldo de 216 mil novos empregos urbanos em dezembro; taxa de desemprego se mantém estável, contra expectativa de alta

Placa de "estamos contratando" nos EUA: criação de empregos urbanos supera consenso de mercado  (getty images/Reprodução)

Placa de "estamos contratando" nos EUA: criação de empregos urbanos supera consenso de mercado (getty images/Reprodução)

Guilherme Guilherme
Guilherme Guilherme

Repórter de Invest

Publicado em 5 de janeiro de 2024 às 10h41.

Última atualização em 5 de janeiro de 2024 às 11h05.

Os dados de dezembro divulgados nesta sexta-feira, 5, pela Agência de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos revelaram um mercado de trabalho mais aquecido que o esperado pelos economistas. O payroll, considerado um dos principais indicadores da economia americana, mostrou a criação de 216.000 empregos urbanos no mês. O número saiu bem acima das expectativas dos economistas, que giravam perto de 170.000.

Também houve surpresa para a taxa de desemprego, que se manteve inalterada em 3,7% ante expectativa de uma leve alta para 3,8%. A variação do salário médio por hora trabalhada subiu de 4% para 4,1% no acumulado de 12 meses. O consenso era de queda para 3,9%.

Os números divulgados nesta sexta vão em linha com os apresentados na véspera pelo Instituto ADP, que havia apontado uma geração de 164.000vagas de trabalho no setor privado em dezembro ante a a expectativa de 125.000 postos.

Efeito nos mercados

Os indicadores que sugerem um mercado de trabalho ainda bastante aquecido azedaram o humor dos mercados, com investidores vendo uma menor chance de o Federal Reserve (Fed) iniciar um ciclo agressivo de corte de juros nos Estados Unidos. Índices futuros de ações dos Estados Unidos operam em firme queda nesta sexta.

Confira as últimas notícias de Invest:

Acompanhe tudo sobre:Fed – Federal Reserve SystemEstados Unidos (EUA)Payroll

Mais de Invest

Receita Federal autoriza a Temu a operar no Remessa Conforme e vender para o Brasil

Morre Ivan Boesky, condenado por escândalos de insider trading nos anos 1980

RS: Parcela extra do seguro-desemprego será paga na terça-feira; veja quem recebe

Receita Federal libera consulta ao 1º lote do IR 2024 esta semana; veja quem recebe

Mais na Exame