Mercados

Citigroup vê aumento da oferta de petróleo no segundo semestre

Banco espera que o petróleo tipo Brent caia para uma média de 110 dólares por barril no começo do novo semestre, com a retomada das exportações na Líbia

Esses valores estão próximos das estimativas mais elevadas do Plano de Negócios da Petrobras divulgado no final de julho (Essam Al-Sudani/AFP)

Esses valores estão próximos das estimativas mais elevadas do Plano de Negócios da Petrobras divulgado no final de julho (Essam Al-Sudani/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2011 às 13h43.

Londres - Uma retomada das exportações de petróleo da Líbia no terceiro trimestre e uma produção maior do que a esperada no Kuweit vão aumentar a oferta da commodity no segundo semestre, colocando pressão sobre os preços, disse um executivo do Citigroup nesta terça-feira.

O banco espera que o petróleo tipo Brent caia para uma média de 110 dólares por barril no terceiro trimestre; para 105 dólares no quarto trimestre e para 100 dólares nos três primeiros meses de 2012.

Os valores estão próximos das estimativas mais elevadas do Plano de Negócios da Petrobras divulgado no final de julho, onde a estatal prevê média de 110 dólares para o Brent este ano e 80/95 dólares nos próximos quatro anos.

No entanto, Ed Morse, diretor de pesquisa em commodities do Citigroup, estimou que a queda de preço poderia ser acelerada se os fundamentos do mercado piorassem.

"Uma interrupção no fornecimento poderia empurrar os preços, mas ao longo do ano parece que uma potencial perturbação é limitada a pequenos fornecedores, como a Síria e o Iêmen", disse em uma conferência da indústria.

Morse disse que não ficou surpreso ao ver um aumento das exportações da Líbia em setembro, dado o reconhecimento dos rebeldes por cerca de 30 países e a suspensão do congelamento de ativos.

O executivo previu que a Líbia poderia produzir entre 200 mil e 300 mil barris por dia em setembro.

Morse também disse que espera que a oferta aumente pelo maior bombeamento do Kuweit, um membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que produziu entre 2,7 milhões e 2,8 milhões no mês passado.

"Quando recebemos os dados finais (julho), vemos que a produção da Opep foi significativamente maior do que muitos esperavam", disse Morse.

O executivo afirmou que enquanto a Agência Internacional de Energia (AIE) estimou uma produção de 2,54 milhões de bpd no Kuweit, o Citigroup estima bombeamento perto de 3 milhões de bpd.

Morse também estimou que a Arábia Saudita teria uma produção de cerca de 10 milhões de bpd em dezembro.

Acompanhe tudo sobre:BancosCitibankCitigroupEmpresasEmpresas americanasEnergiaPetróleoPreços

Mais de Mercados

Banco Central fará leilão de venda de US$ 1,5 bi no mercado à vista nesta sexta; entenda por quê

Queda de juros e crescimento mais fraco nos EUA favorecem queda do dólar, diz Gavekal

Azul renegocia com credores estruturação da dívida; ação cai 24%

"Ainda há muito espaço para valorização", diz executivo da Nvidia após anúncio de recompra de ações

Mais na Exame