Mercados

Bovespa busca formador de mercado para opções sobre ações

Até três instituições financeiras poderão ser selecionadas para papéis da BM&FBovespa, Usiminas e Índice Bovespa

Na primeira etapa divulgada em julho, quatro instituições financeiras foram escolhidas como formadores de mercado (Germano Lüders/EXAME)

Na primeira etapa divulgada em julho, quatro instituições financeiras foram escolhidas como formadores de mercado (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2011 às 15h23.

São Paulo – A BM&FBovespa anunciou nesta terça-feira (2) que deu início ao processo de concorrência para a seleção de até três formadores de mercado para opções sobre ações da própria bolsa de valores (BVMF3), da Usiminas (USIM5) e do Índice Bovespa.

Em comunicado, a bolsa brasileira informou que as instituições interessadas, tanto do Brasil como do exterior, possuem o dia 26 de setembro como prazo limite para entrega das propostas. O anúncio das vencedoras será feito em 11 de outubro.

Serão escolhidas as propostas que indicarem os menores spreads máximos de volatilidade, definido como o percentual calculado a partir da razão entre a volatilidade implícita da oferta de venda e da oferta de compra de cada opção, informa a BM&FBovespa.

O programa de concorrência, que está dividido em quatro etapas, busca por formadores de mercado para opções sobre ações de dez empresas (excluindo Petrobras e Vale), selecionadas por ordem decrescente de liquidez no mercado a vista com base no ano de 2010 e sobre o Ibovespa.

Em julho, a bolsa brasileira anunciou o resultado da primeira etapa, que indicou quatro instituições como formadores de mercado de OGX e Itaú Unibanco.

A terceira etapa do cronograma, programada para setembro, abrangerá as opções sobre ações do Bradesco, da Gerdau e do Banco do Brasil. Na quarta etapa, prevista para novembro, será a vez das opções sobre ações da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), da PDG Realty e da Cyrela.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasservicos-financeirosrenda-variavelB3bolsas-de-valoresMercado financeiroOpções de ações

Mais de Mercados

Compra de material escolar vira um 'inferno' na Amazon dos EUA

Sem café? Greve de funcionários da Starbucks em Nova York completa três semanas

Jovens na Coreia do Sul abandonam sonho da casa própria para investir em ações

Metaverso dá prejuízo bilionário à Meta, que estuda cortes no setor