Mercados

Bolsas têm menor nível em 3 semanas por Grécia

Londres - O principal índice europeu de ações atingiu o menor nível em 3 semanas nesta quinta-feira, pressionado por ações de bancos em meio à persistente preocupação com a dívida da Grécia. A Nokia também afetou o humor dos mercados depois que cortou previsão de lucro, o que fez suas ações desabarem mais de 14 […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2010 às 13h48.

Londres - O principal índice europeu de ações atingiu o menor nível em 3 semanas nesta quinta-feira, pressionado por ações de bancos em meio à persistente preocupação com a dívida da Grécia. A Nokia também afetou o humor dos mercados depois que cortou previsão de lucro, o que fez suas ações desabarem mais de 14 por cento.

O ânimo dos investidores foi abatido após a Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia, informar que o governo grego teve um déficit fiscal ainda pior do que o informado inicialmente, notícia seguida pelo anúncio de que a Moody's cortou o rating soberano do país.

O índice europeu de ações FTSEurofirst 300 teve baixa de 1 por cento, aos 1.085 pontos. O setor bancário estendeu as perdas da véspera e os bancos gregos recuaram 5,4 por cento, enquanto outros europeus, como Santander, BBVA, HSBC, BNP Paribas e Société Générale caíram entre 0,7 e 3 por cento.

"Hoje é a história grega. O mercado parece estar precificando um default ou reestruturação da dívida", disse Mike Lenhoff, estrategista-chefe da Brewin Dolphin. "O downgrade da Moody's é outra parte da saga. Toda vez que aparece um anúncio indicando que uma solução está próxima, parece surgir outra fase para ser resolvida."

O Credit Suisse caiu 4,7 por cento após os resultados do banco no primeiro trimestre terem vindo menos vistosos do que os de demais bancos norte-americanos no período, o que desapontou os investidores.

A Nokia desabou mais de 14 por cento depois da companhia ter cortado suas previsões de lucros e adiado o lançamento de telefones para competir com o iPhone e o Blackberry.

Em Londres, o índice Financial Times fechou com queda de 1,02 por cento, a 5.665 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,99 por cento, para 6.168 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 teve baixa de 1,33 por cento, para 3.924 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib encerrou em baixa de 1,86 por cento, a 22.616 pontos.

 

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou perda de 2,19 por cento, para 11.821 pontos.

 

Em Lisboa, o índice PSI20 caiu 2,6 por cento, para 7.751 pontos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA

O inverno chegou para as criptomoedas? Para analistas, tudo indica que sim

Fôlego de última hora não poupou Nvidia de pior semana do ano na bolsa

Lembra dela? DeepSeek derrubou mercados há um ano — como está a empresa hoje?