Invest

Bolsas da Europa fecham em alta, em recuperação de perdas ajudada por dado sólido na Alemanha

Investidores aguardam novos indicadores para ajustar as expectativas sobre o início do alívio monetário nos EUA e a decisão do BCE para esta semana

Bolsas da Europa: diversos mercados da UE fecharam em alta (Westend61/Getty Images)

Bolsas da Europa: diversos mercados da UE fecharam em alta (Westend61/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 8 de abril de 2024 às 15h20.

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta segunda-feira, 8, em uma recuperação parcial da queda superior a 1% da sexta-feira, após dado acima do esperado da produção alemã ajudar no movimento positivo. Os investidores aguardam ainda novos indicadores norte-americanos para ajustar as expectativas sobre o início do alívio monetário nos Estados Unidos e a decisão do Banco Central Europeu (BCE) ao longo da semana.

As mineradoras estavam entre as ações que impulsionaram a Bolsa de Londres ecoando ganhos das matérias-primas industriais. A Rio Tinto acompanhou os ganhos, reverberando ainda anúncio de novo diretor. Em Paris, a Atos saltou após mobilização de investidores para tentar um resgate da empresa de tecnologia.

Em Frankfurt, o DAX subiu 0,77%, aos 18.314,13 pontoS. O FTSE 100, referencial da Bolsa de Londres, ganhou 0,41%, para 7.943 47 pontos. O CAC-40, de Paris, teve variação positiva de 0,72%, aos 8.119,30 pontos. As cotações são preliminares.

As ações da empresa anglo-australiana Rio Tinto avançaram 4,37%, em Londres, depois que a mineradora nomeou Bold Baatar, que tem sido apontado como o provável próximo líder do grupo, como seu novo diretor comercial. Baatar substituirá Alf Barrios na condução de suas atividades comerciais e empresariais.

Outras mineradoras e empresas ligadas a metais avançaram em Londres, refletindo o ímpeto das matérias-primas industriais. A Hochschild Mining, empresa peruana de mineração de ouro e prata listada em Londres, avançou 8,37%, enquanto Anglo American ganhou 3,09%. O cobre avançava 0,64%, perto das 12h24, na London Metal Exchange (LME) e outros metais básicos também eram negociados em alta, em meio ao contínuo otimismo com a demanda.

A produção industrial da Alemanha subiu 2,1% em fevereiro ante janeiro, acima da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam alta de 0,4% da produção no período. O dado antecede a reunião do BCE na quinta-feira, que deve terminar com a taxa de juros inalterada, enquanto os investidores ainda mantêm a aposta de que um corte pode ocorrer em junho.

Em Paris, as ações da Atos dispararam 19,1% após a Onepoint, que detém uma participação de 11,4% e direitos de voto na companhia de tecnologia francesa, informar, no domingo, que o investidor Butler Industries estava se juntando à empresa em um consórcio para resgatar a Atos de uma dívida líquida de 2,23 bilhões de euros (US$ 2,42 bilhões), uma quantia considerável para uma empresa com cerca de 246,50 milhões de euros em valor de mercado. A Onepoint disse que o consórcio apresentará um plano ao conselho de administração da Atos até ao final de abril.

As ações da Ocado cederam 1,21%, estendendo as perdas desde que a rede de supermercado online informou, na quinta-feira, que seu presidente, Rick Haythornthwaite, deixará o cargo devido aos seus compromissos crescentes como presidente do Grupo NatWest.

Em Milão, o FTSE Mib ganhou 0,90%, aos 34.315,96 pontos. Na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 subiu 0,75%, aos 6.265,47 pontos. O Ibex-35, de Madri, teve variação de -0,03%, para os 10.912,80 pontos. As ações da Acciona e Acciona Energy tiveram uma recomposição marginal da queda de sexta-feira e subiram 1,40% e 0,29%, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresEuropaAlemanha

Mais de Invest

Lucro da Nvidia cresce 628% e atinge US$ 14,88 bi no 1º trimestre fiscal de 2025

O país que superou os EUA em IPOs no 1º tri — e o que isso diz sobre o Brasil

9 Sites para ganhar dinheiro na internet

Como ganhar dinheiro com indicação? 10 apps "Indique e Ganhe"

Mais na Exame