Mercados

Bolsas da Ásia têm resultados mistos; Hong Kong perde 0,95%

Algumas bolsas da região tiveram influência positiva de fatores internos, incluindo os números mistos de Wall Street

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2012 às 07h49.

Tóquio - Assim como na sexta-feira, os mercados asiáticos apresentaram sinais distintos nesta segunda-feira. Algumas bolsas da região tiveram influência positiva de fatores internos, enquanto outras andaram de lado, após os números mistos de Wall Street, e fecharam em baixa, depois dos decepcionantes números da economia norte-americana, que renovaram as preocupações sobre a desaceleração econômica global.

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, onde os investidores também andaram de lado, à espera dos balanços de bancos de crédito chineses, a serem divulgados no fim desta semana. O índice Hang Seng perdeu 202,56 pontos, ou 0,95%, e encerrou aos 21.115,29 pontos.

Já as Bolsas da China tiveram elevação, estendendo o rali de sexta-feira. Para analistas, contudo, o movimento ascendente continua limitado, em um ambiente permanente de política interna apertada e de incertezas no exterior. O índice Xangai Composto subiu 0,2% e terminou aos 2.410,18 pontos. O índice Shenzhen Composto ganhou 1,1% e encerrou aos 993,75 pontos.

O yuan terminou estável ante o dólar, com as compras de importadores compensando a condução para baixo feita pelo banco central. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,3233 yuans, de 6,3227 yuans sexta-feira. A taxa de paridade central dólar-yuan foi fixada em 6,3082 yuans, de 6,3200 yuans sexta-feira.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em leve queda, com investidores realizando lucros com ações ligadas à Apple, enquanto investidores estrangeiros cortaram posições diante dos temores sobre as exportações da ilha. O índice Taiwan Weighted recuou 0,14% e terminou aos 8.043,92 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul encerrou o dia em alta, com compras robustas em diversos setores - incluindo o financeiro e o de construção. O índice Kospi avançou 0,62% e fechou aos 2.047,00 pontos.

A Bolsa de Sydney, na Austrália, fechou em alta, refletindo os mercados no exterior que se mantiveram firmes na sexta-feira. O índice S&P/ASX 200 avançou 0,34% e terminou aos 4.290,80 pontos.

Já a realização de lucros, após o índice índice PSE atingir novo recorde de pontuação na sexta-feira, derrubou a Bolsa de Manila, nas Filipinas. O índice caiu 0,4% e terminou aos 5.127,00 pontos, com pesado volume de negociações.

A Bolsa de Cingapura teve baixa seguindo o fraco desempenho nas demais regionais. O índice Straits Times recuou 0,7% e fechou aos 2.990,09 pontos.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, terminou estável, aos 1.189,50 pontos, com realizações de lucros.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuou 0,1% e fechou aos 4.024,73 pontos, acompanhando declínios em vários pares regionais e em Wall Street.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 0,1% e fechou aos 1.573,60 pontos. As informações são da Dow Jones

Mais de Mercados

Apostas para próximo corte de 50 pb quase zeram após fala de ex-secretário do Tesouro dos EUA

Com projeção de Selic a 13,5%, Felipe Guerra, da Legacy, vê Ibovespa mais caro que a bolsa americana

Payroll forte chancela aposta em corte de 25 bps e aumenta expectativa por pouso suave

Ibovespa fecha no positivo após payroll aumentar expectativa por pouso suave nos EUA