Mercados

Bolsas da Ásia sofrem com balanços

Os investidores seguiram andando de lado, em parte por causa do feriado no Japão e também pela falta de otimismo

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2012 às 07h12.

Tóquio - A maioria dos mercados asiáticos fechou no campo positivo nesta segunda-feira, mas com ganhos limitados por causa dos alertas sobre balanços semestrais de empresas chinesas. Os investidores seguiram andando de lado, em parte por causa do feriado no Japão e também pela falta de otimismo. Já as bolsas chinesas apresentaram forte queda.

A Bolsa de Hong Kong teve ligeira alta, no embalo do rali de sexta-feira em Wall Street. As preocupações sobre os resultados do primeiro semestre das empresas chinesas, contudo, limitaram os ganhos. O Hang Seng subiu apenas 0,15% e terminou aos 19.121,34 pontos.

Já as Bolsas da China tiveram fortes perdas, com o pior resultado em mais de três anos. Alertas sobre o lucro de empresas blue chip aumentaram as preocupações sobre as perspectivas da economia doméstica. O Xangai Composto recuou 1,7% e terminou aos 2.147,96 pontos, no pior fechamento desde 13 de março de 2009. O Shenzhen Composto desabou 3,6%, aos 889,10 pontos.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em baixa, com a perspectiva de um terceiro trimestre fraco para as fábricas locais de PCs tirando a confiança dos investidores. O índice Taiwan Weighted recuou 0,20%, aos 7.090,04 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul encerrou em leve alta, com analistas prevendo que o mercado pode avançar um pouco mais com algumas medidas positivas, como a revisão da política monetária do Banco Central Europeu. O índice Kospi subiu 0,27%, aos 1.817,79 pontos.

A Bolsa de Sydney, na Austrália, não conseguiu manter a forte alta registrada no início do dia. O índice S&P/ASX 200 subiu 0,56%, aos 4.105.10 pontos. Investidores continuam preocupados com os desafios do crescimento global.

Wall Street alavancou os ganhos na Bolsa de Manila, nas Filipinas, com os investidores interessados em blue chips. O PSEi subiu 1,6% e encerrou aos 5.297,99 pontos, com moderado volume de negociações. As informações são da Dow Jones. (Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos)

Mais de Mercados

Ações da Zamp (ZAMP3) caem mais de 8% após anúncio de aumento de capital

Petrobras (PETR4) sobe mais de 2,4% após anúncio de aumento do preço da gasolina e do gás de cozinha

Arezzo (ARZZ3) aprova pagamento de dividendos intermediários; veja valor por ação

Ibovespa opera sem direção única com Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) em sentidos opostos

Mais na Exame