Mercados

Bolsas asiáticas recuam antes de discurso de Yellen

Investidores vão acompanhar a fala da presidente do banco central dos Estados Unidos em busca de sinais sobre a elevação dos juros no país


	Bolsas de Valores: principais índices asiáticos fecharam em queda; Xangai, na China, perdeu 1,3%.
 (AFP Photo)

Bolsas de Valores: principais índices asiáticos fecharam em queda; Xangai, na China, perdeu 1,3%. (AFP Photo)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de março de 2016 às 06h49.

São Paulo - As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em baixa nesta terça-feira, em meio a um clima de cautela antes de um discurso da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen.

Investidores vão acompanhar de perto o pronunciamento de Yellen, previsto para começar às 12h30 (de Brasília), em busca de sinais de quando o Fed pode voltar a elevar juros.

Desde a semana passada, ganhou força a especulação de que o BC norte-americano poderá anunciar novo aumento de juros já na reunião de abril, diante da melhora verificada nos indicadores econômicos mais recentes dos EUA.

Os participantes do mercado também querem saber o que Yellen tem a dizer sobre a saúde da economia dos EUA e as condições dos mercados financeiros.

Na China, o índice Xangai Composto caiu 1,3% hoje, a 2.919,83 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, de menor abrangência, recuou 1,8%, a 1.840,51 pontos.

Nos negócios chineses pesaram também preocupações com o avanço recente da inflação no país, que pode levar Pequim a conter o relaxamento de sua política monetária.

Em outras partes da Ásia, o Nikkei teve baixa moderada de 0,18% em Tóquio, a 17.103,53 pontos, enquanto o Taiex registrou queda de 0,8% em Taiwan, a 8.617,35 pontos, e o filipino PSEi recuou 0,82% em Manila, a 7.274,40 pontos.

Por outro lado, o índice sul-coreano Kospi subiu 0,62% em Seul, a 1.994,91 pontos, enquanto o Hang Seng, de Hong Kong, garantiu ligeira alta de 0,1%, a 20.366,30 pontos, revertendo perdas de mais cedo no pregão.

Na Oceania, a bolsa australiana também foi influenciada pela cautela antes de Yellen e pela queda de ações de grandes bancos, que variou de 2,3% a 3,4%. O S&P/ASX 200, índice que reúne as empresas mais negociadas em Sydney, caiu 1,6%, a 5.004,50 pontos.

Os mercados de Hong Kong e da Austrália voltaram hoje do feriado de Páscoa. Com informações da Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresMercado financeiro

Mais de Mercados

Apostas para próximo corte de 50 pb quase zeram após fala de ex-secretário do Tesouro dos EUA

Com projeção de Selic a 13,5%, Felipe Guerra, da Legacy, vê Ibovespa mais caro que a bolsa americana

Payroll forte chancela aposta em corte de 25 bps e aumenta expectativa por pouso suave

Ibovespa fecha no positivo após payroll aumentar expectativa por pouso suave nos EUA