Exame Logo

Bolsas asiáticas fecham em alta, mas Xangai cai 1,3%

Por AE-Dow Jones Tóquio - A maioria dos mercados da Ásia voltou a encerrar os pregões em elevação nesta sexta-feira. O otimismo em relação à recuperação da economia global e fatores internos de cada país foram determinantes para impulsionar as bolsas da região, com exceção da China. A Bolsa de Hong Kong fechou em leve […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2011 às 06h38.

Por AE-Dow Jones

Tóquio - A maioria dos mercados da Ásia voltou a encerrar os pregões em elevação nesta sexta-feira. O otimismo em relação à recuperação da economia global e fatores internos de cada país foram determinantes para impulsionar as bolsas da região, com exceção da China.

Veja também

A Bolsa de Hong Kong fechou em leve alta, com os negócios em consolidação após o rali de 5,4% desde o início do ano. Os investidores também mantiveram cautela diante da expectativa sobre números da economia norte-americana. O Hang Seng subiu 44,25 pontos, ou 0,2%, e terminou aos 24.283,23 pontos - foi a quarta elevação seguida, com ganhos de 2,5% na semana.

Já as Bolsas da China tiveram forte queda, liderada pelos bancos e empresas de metais, por causa das preocupações sobre medidas adicionais de aperto monetário devido à perspectiva de aumento da inflação em dezembro. O Xangai Composto caiu 1,3% e terminou aos 2.791,34 pontos - na semana, o índice acumulou perda de 1,7%. O Shenzhen Composto perdeu 2% e encerrou aos 1.232,73 pontos.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, encerrou praticamente estável. A realização de lucros em ações de bancos e nos papéis de pesos pesados do setor de tecnologia acabou com a sequência de quatro dias de fechamentos positivos. O índice Taiwan Weighted caiu apenas 0,03%, aos 8.972,51 pontos.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi se recuperou de uma queda no início da sessão da Bolsa de Seul para fechar em alta de 0,9%, aos 2.108,17 pontos, liderado pelas ações das montadoras e sustentado pelo otimismo em relação à recuperação da economia global.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney continuou a se afastar dos recentes efeitos negativos sobre seu desempenho ligados às enchentes no Estado de Queensland. Ações de bancos e de empresas de bens de consumo puxaram o índice S&P/ASX 200 para uma alta de 0,1%, aos 4.801,5 pontos..

Nas Filipinas, a Bolsa de Manila fechou em alta, após a notícia de que o déficit orçamentário ficará abaixo do previsto pelo governo. O índice PSE subiu 1,52%, aos 4.132,04 pontos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame