Exame Logo

Mineradoras derrubam índices da Europa após dados da China

LONDRES - As bolsas de valores da Europa operavam em queda nesta quinta-feira, pressionadas por companhias mineradoras, com o crescimento econômico surpreendente e dados da inflação na China gerando preocupação sobre aperto monetário no maior país consumidor de commodities do mundo. As mineradoras lideravam os declínios. O índice STOXX Europe 600 de recursos naturais caía […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2011 às 08h04.

LONDRES - As bolsas de valores da Europa operavam em queda nesta quinta-feira, pressionadas por companhias mineradoras, com o crescimento econômico surpreendente e dados da inflação na China gerando preocupação sobre aperto monetário no maior país consumidor de commodities do mundo.

As mineradoras lideravam os declínios. O índice STOXX Europe 600 de recursos naturais caía 0,9 por cento e a Anglo American perdia 1,8 por cento.

Veja também

Às 8h36 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 recuava 0,43 por cento, aos 1.147 pontos. Na última sessão, o índice caiu 1,3 por cento, com o menor fechamento em mais de uma semana.

"Muitas das economias asiáticas, e especialmente a China, estão superaquecendo. As pessoas investiram de forma pesada em ações de commodities e qualquer notícia decepcionante pode provocar uma correção", disse Philippe Gijsels, diretor de pesquisa do BNP Paribas Fortis Global Markets, em Bruxelas.

O setor financeiro, por outro lado, recuperava-se após as perdas de quarta-feira. O índice STOXX Europe 600 do setor bancário subia 0,7 por cento, enquanto Unicredit , Bankinter e Dexia ganhavam entre 2,3 e 2,8 por cento.

Os investidores continuavam observando a crise de dívida da zona do euro. O diretor do fundo de resgate europeu, Klaus Regling, disse à rádio alemã Deutschlandfunk que a Grécia não precisa de uma reestruturação de dívida e que o fundo anticrise não precisa de expansão no momento.

A BHP Billiton tinha depreciação de 1,3 por cento, devido aos preços menores de metais e após a companhia dizer que as inundações na Austrália afetarão a produção e as vendas nas operações de mineração de carvão por ao menos 6 meses.

Confira o desempenho das principais bolsas europeias às 8h37:

Londres <.FTSE> 5.914 -1,04%

Frankfurt <.GDAX> 7.058 -0,34%

Paris <.FCHI> 3.970 -0,32%

Madri <.IBEX> 10.650 +0,91%

Milão <.FTMIB> 21.822 +0,51%

Lisboa <.PSI20> 7.686 +0,02%

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame