Mercados

Bitcoin paga dividendos, mas não para todos

Uma cisão no blockchain criou uma nova ramificação na forma do bitcoin gold e os detentores de bitcoins recebem uma unidade por cada bitcoin que detêm

Bitcoin: depois da bitcoin cash, surge a bitcoin gold (Chris Ratcliffe/Bloomberg)

Bitcoin: depois da bitcoin cash, surge a bitcoin gold (Chris Ratcliffe/Bloomberg)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 25 de outubro de 2017 às 12h41.

Além de ganhos de capital estupendos, os investidores em bitcoin também estão recebendo dividendo -- se tiverem sorte.

Uma cisão no blockchain criou uma nova ramificação na forma do bitcoin gold, na terça-feira (entenda melhor), e os detentores de bitcoins recebem uma unidade por cada bitcoin que detêm, segundo os desenvolvedores da ramificação.

A criptomoeda caiu em relação à alta recorde após o chamado hard fork, assim como as ações normalmente caem depois de se tornarem ex-dividendos.

Outras moedas digitais importantes, como o ethereum, subiram porque os investidores venderam bitcoins e transferiram o dinheiro para alternativas, disse Gavin Yeung, CEO da empresa de investimentos Cryptomover.

“É muito saudável para o ecossistema ser capaz de dizer ’sou um investidor, recebo meu dividendo e depois posso fazer o que quiser com meu investimento’”, disse Yeung na terça-feira.

Obviamente há diferenças. Diferentemente de um pagamento de dividendos de ações, para receber o bitcoin gold adicional o investidor precisa estar usando uma carteira ou uma bolsa que suporte o novo ativo. A Coinbase, uma das maiores bolsas, por exemplo, disse que não o fará.

Além disso, o bitcoin gold e uma ramificação anterior chamada bitcoin cash surgiram de visões conflitantes dentro da comunidade descentralizada da moeda -- e não de uma decisão consciente para ampliar os retornos dos investidores. Nesse sentido, os “forks” são mais parecidos com cisões de ações.

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedasDividendos

Mais de Mercados

B3 suspende negociação da Petrobras (PETR4) após divulgação de nova diretoria

Inflação baixou, mas Fed ficou mais conservador: o que aconteceu?

Petrobras (PETR4) paga dividendos extraordinários e regulares na próxima semana

"O corte de juros acabou e Copom unânime deve favorecer o câmbio", diz Ettore Marchetti, da EQI

Mais na Exame