Invest

Athena Saúde suspende pedido de IPO dois dias antes da estreia na bolsa

Precificação da oferta ocorreria nesta terça-feira; a companhia pretendia captar 2,5 bilhões de reais com a operação

 (Regis Duvignau/Reuters)

(Regis Duvignau/Reuters)

BQ

Beatriz Quesada

Publicado em 11 de maio de 2021 às 15h15.

Última atualização em 11 de maio de 2021 às 15h28.

A Athena Saúde suspendeu seu pedido para abrir capital na bolsa e se tornou a 31ª companhia a desistir de realizar uma oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) em 2021. Em fato relevante, a companhia de saúde suplementar informou que cancelou a precificação de sua oferta – que ocorreria nesta terça-feira, 11 – devido à recente volatilidade do mercado.

Descubra as melhores oportunidades da bolsa com a ajuda da Exame Invest Pro

A empresa pretendia captar 2,5 bilhões de reais com a operação, considerando a oferta base com um preço de 20,74 reais, ponto médio da faixa indicativa que varia entre 18,35 reais e 23,1 reais.  

Vale lembrar ainda que o setor de saúde tem sofrido uma série de reveses na bolsa de valores este ano. Entre as quatro empresas do setor que planejavam já ter realizado seu IPO, metade desistiu em cima do prazo por não aceitar a pressão por desconto no preço da oferta, enquanto as outras duas cederam aos investidores e estrearam descontadas.

As desistentes foram o grupo hospitalar privado Kora Saúde e a distribuidora de produtos médicos e hospitalares CM Hospitalar (Viveo). Para manter sua oferta, a Blau Farmacêutica (BLAU3) reduziu em 10% o piso de sua faixa indicativa e retirou a oferta secundária (de venda de posição de acionistas), captando 1,2 bilhão de reais. 

Já a rede de hospitais Mater Dei (MATD3) aceitou um desconto de 20% sobre o piso do intervalo sugerido para a operação, captando 1,4 bilhão de reais frente a uma estimativa anterior de 1,9 bilhão de reais. O re-IPO da Diagnósticos da América (DASA3) também saiu descontado: 10% a menos que o piso da faixa indicativa.

Segundo balanço da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), 31 empresas já desistiram de seus IPOs em 2021.

Esteja sempre informado sobre as notícias que movem o mercado. Assine a EXAME

Acompanhe tudo sobre:AçõesIPOsSaúde

Mais de Invest

Mega Millions sorteia R$ 7,5 bilhões nesta sexta; saiba como apostar na loteria americana

Aprenda a investir em papéis isentos de Imposto de Renda e compare com a poupança

Como funciona a divisão de bens em casos de união estável não formalizada?

Deflação: o que é e qual o cenário no Brasil