Mercados

As small caps que fazem barulho em 2011

Polêmica Mundial é a líder do índice das empresas de baixa capitalização de mercado

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2011 às 18h07.

São Paulo – A busca por pechinchas na bolsa vai além das 68 ações que compõem o Ibovespa, o principal índice do mercado brasileiro. A caça também chega às empresas de baixa capitalização de mercado, as chamadas “small caps”. E algumas delas dispararam como um foguete em direção à Lua em 2011, apesar de o índice SMLL, que as representa, ter recuado aproximadamente 20% no período.

Não são muitas, é verdade – apenas 11 papéis dos 75 estão no positivo –, mas a alta de 54% da polêmica Mundial (MNDL4) chama atenção. Nesse caso específico atraiu também a atenção da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e da Polícia Federal, que investigam possíveis manipulações com os papéis da fabricante de produtos de beleza, talheres e válvulas hidráulicas, que tem lutado para se reestruturar e reduzir o seu endividamento.

Confira nas fotos a seguir as outras small caps que brilharam ou que despencaram no ano.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAlimentos processadosAviaçãoB2WBanco PanAmericanoCarnes e derivadosCoelceComérciocompanhias-aereasConstrução civilEmpresasEmpresas brasileirasEmpresas de internetEmpresas italianasEnergia elétricaEquipamentos e peçasGafisaGol Linhas AéreasJHSFLe Lis BlancLupatechMáquinas e peçasMarfrigMundial S.A.ServiçosSetor de transporteSilvio SantosSmall capUtilidades domésticasVarejo

Mais de Mercados

Lucro da Nvidia cresce 628% e atinge US$ 14,88 bi no 1º trimestre fiscal de 2025

O país que superou os EUA em IPOs no 1º tri — e o que isso diz sobre o Brasil

Petrobras (PETR4) tem ações suspensas por publicação de fato relevante durante pregão

Dólar sobe em linha com juros de Treasuries à espera de ata do Fed

Mais na Exame