Mercados

Apple vale mais que três gigantes americanas juntas

Valor de mercado da gigantesca Apple já passa o das que, há pouco tempo, eram as maiores empresas dos Estados Unidos


	Tim Cook, CEO da Apple: empresa anunciou novos produtos no último dia 9 e ações já subiram 5%
 (REUTERS/Robert Galbraith)

Tim Cook, CEO da Apple: empresa anunciou novos produtos no último dia 9 e ações já subiram 5% (REUTERS/Robert Galbraith)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2015 às 17h11.

São Paulo - Com seu valor de mercado de 657,6 bilhões de dólares a Apple já vale mais que a maior petroleira do mundo, ExxonMobil (302,2 bilhões de dólares), a maior varejiosta do mundo, Walmart (206,1 bilhões de dólares) e também a outra gigante do petróleo Chevron (142 bilhões de dólares) juntas. E ainda sobra um "troco" de 7 bilhões de dólares.

As ações da Apple acumulam ganhos de 6% no ano. Já os papéis das outras três empresas figuram entre os cinco piores desempenhos do índice Dow Jones, o principal índice das bolsas norte-americanas, este ano. Exxon, Walmart e Chevron juntas já perderam quase 200 bilhões de dólares em seu valor de mercado desde maio de 2015.

Mais do que receitas, mercado vê tecnologia

O curioso é que as receitas da Exxon, do Walmart e da Chevron somadas são uma das maiores do mundo, e superam com folga a receita da Apple. No último ano fiscal, essas três companhias geraram juntas 1,1 trilhão de dólares em receita e 71 bilhões de dólares em lucro. Em comparação, em seu último balanço anual, a Apple apresentou uma receita de 182,8 bilhões de dólares e um lucro de 39,5 bilhões de dólares.

Mas uma coisa parece pesar bem mais para os investidores na hora de apostar em uma ação: a tecnologia. Na quarta-feira (9) da semana passada a Apple apresentou seus novos produtos, entre eles o iPhone 6s e o iPad Pro. Desde então, as ações da empresa subiram 5% na Nasdaq, recuperando as perdas sofridas em agosto com a preocupação com a China, que é o segundo maior mercado consumidor de iPhones da Apple. 

Enquanto isso, Exxon e Chevron, empresas antigas e tidas como investimentos "confiáveis", enfrentam problemas com o preço do petróleo, o que fez com que recentemente o valor de mercado da Exxon ficasse abaixo dos 300 bilhões de dólares pela primeira vez em cinco anos.

Já o Walmart recua no número de vendas e, consequentemente, em lucro. As perdas geram medo nos investidores, o que tirou a empresa da lista dos dez maiores valores de mercado dos Estados Unidos em junho deste ano, substituindo-a pelo Facebook. Sendo que o Walmart não termina um ano longe deste top dez desde 1997. 

Atualmente a Exxon é a quinta maior empresa de capital aberto em valor de mercado nos Estados Unidos, o WalMart é a 12ª e a Chevron é a 25ª maior empresa no mesmo critério. 
 

Acompanhe tudo sobre:AçõesApplebolsas-de-valoresChevronComércioEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaEnergiaExxonIndústria do petróleoMercado financeiroNasdaqNyse EuronextPetróleoSupermercadosTecnologia da informaçãoVarejoWalmart

Mais de Mercados

Nike supera expectativas de Wall Street no 2º trimestre com novo CEO no comando

Com a disparada do dólar, BC já queimou US$ 20 bi da reserva internacional

Ibovespa fecha em alta com aprovação da PEC de gastos em 2º turno e leilões do BC derrubam dólar

Iguatemi compra participações no Pátio Higienópolis e Pátio Paulista por R$ 2,6 bi