Mercados

Agência Fitch rebaixa notas de 5 bancos gregos

A agência explicou em comunicado que o rebaixamento reflete o risco da Grécia não estar em condições de permanecer na zona do euro

A incerteza política e econômica fez com que desde as eleições legislativas gregas de maio aumentassem a retirada de depósitos dos bancos do país (Miguel Medina/AFP)

A incerteza política e econômica fez com que desde as eleições legislativas gregas de maio aumentassem a retirada de depósitos dos bancos do país (Miguel Medina/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2012 às 15h42.

Atenas - A agência de classificação de risco Fitch rebaixou nesta sexta-feira a nota creditícia a longo prazo de cinco importantes bancos gregos, um dia após ter reduzido a qualificação da Grécia de "B-" para "CCC" diante do risco do país abandonar o euro.

As instituições foram o Banco Nacional da Grécia, o EFG Eurobank Ergasias, o Alpha Bank, o Piraeus Bank e o Agricultural Bank of Greece, cujas notas a longo prazo caíram, da mesma forma que a dívida soberana do país, de "B-" para "CCC".

A agência explicou em comunicado que o rebaixamento reflete o risco da Grécia não estar em condições de permanecer na zona do euro.

A agência também ressalta a possibilidade de que após as novas eleições gregas, previstas para 17 de junho, mais uma vez o país não consiga formar um governo que possa dar prosseguimento ao programa de ajuste fiscal e reformas estruturais estabelecido com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional.

A saída da Grécia do euro poderia desencadear um "falta de pagamento generalizado no setor privado, como também nas obrigações soberanas em euros", disse a nota.

As notas a curto prazo dos bancos também foram rebaixadas, de "B" para "C", assim como as garantias estatais, que caíram de "B-" pra "CCC".

A incerteza política e econômica fez com que desde as eleições legislativas gregas de maio aumentassem a retirada de depósitos dos bancos do país.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingBancosCrise gregaEmpresasEuropaFinançasFitchGréciaMercado financeiroPiigsRating

Mais de Mercados

Ibovespa retorna aos 127 mil pontos com incertezas fiscais no radar; dólar sobe 1,56% a R$ 5,568

Ações da Volvo sobem 7% enquanto investidores aguardam BCE

Reunião de Lula sobre corte de gastos e decisão de juros na Europa: o que move o mercado

BC eleva o limite de operações de câmbio feitas em instituições não bancárias para US$ 500 mil

Mais na Exame