Mercados

Ações europeias recuam antes de reunião de líderes europeus

Índice que reúne as principais bolsas europeias cai 1,59 por cento, aos 977,90 pontos

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2012 às 08h55.

Londres - Ações de bancos e recursos básicos provocavam uma forte queda das ações europeias nesta quarta-feira, corrigindo duas sessões de rali em um pregão volátil, uma vez que prevalece a cautela antes da reunião da formuladores de política da União Europeia (UE).

Às 8h26 (horário de Brasília, índice FTSEUROFIRST 300 , que reúne as principais bolsas europeias, caía 1,59 por cento, com 977,90 pontos, após ter subido 2,5 por cento nos últimos dois dias de operação, enquanto o índice de blue chips Euro STOXX 50 recuava 2,15 por cento, com 2.145 pontos.

Investidores aguardam a reunião de líderes europeus em que, entre outras coisas, espera-se que a ideia dos títulos regionais subscritos conjuntamente por todos os Estados membros da zona do euro sejá discutida. O novo presidente francês, François Hollande, apoia a proposta, mas a chanceler alemã, Angela Merkel, é contra.

"A maioria não está esperando soluções concretas desta reunião, apenas algumas ideias a serem discutidas sobre como estimular crescimento sem nenhum real comprometimento em executá-las; enquanto é quase certo que Angela Merkel rejeite qualquer proposta de François Hollande em relação aos títulos europeus", afirmou o analista de mercado da Alpari Carig Erlam.

Mais de Mercados

Crise na indústria siderúrgica preocupa a China

Ibovespa opera acima dos 136 mil pontos com ajuda de Vale, mas de olho em exterior

Ata do Fed, revisão de empregos nos EUA e aprovação da reoneração da folha: o que move o mercado

Receita da Xiaomi supera expectativas impulsionada por carro elétrico e smartphone

Mais na Exame