Mercados

Ações na Índia fecham em queda após decisão do RBI

Índice S&P BSE Sensex, da Bolsa de Mumbai, caiu 2,9% após o anúncio da elevação da principal taxa de concessão de empréstimos

Novo presidente do Banco da Reserva da Índia (RBI), Raghuram Rajan, após anunciar as novas diretrizes da instituição em Mumbai (Danish Siddiqui/Reuters)

Novo presidente do Banco da Reserva da Índia (RBI), Raghuram Rajan, após anunciar as novas diretrizes da instituição em Mumbai (Danish Siddiqui/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2013 às 08h51.

Mumbai - As ações na Índia fecharam em forte queda nesta sexta-feira, depois que o Banco da Reserva da Índia (RBI, na sigla em inglês) surpreendeu o mercado e anunciou a elevação da principal taxa de concessão de empréstimos.

Em uma tentativa de domar a inflação, que é em parte alimentada pela recente queda da rupia local em relação ao dólar, o novo presidente da instituição, Raghuram Rajan, elevou a taxa do RBI em sua primeira reunião de política monetária. Nenhum dos 12 economistas consultados pelo The Wall Street Journal havia previsto a mudança. A taxa subiu 0,25 ponto porcentual, para 7,50%.

Por outro lado, o banco central atenuou algumas das medidas de aperto de liquidez tomadas para sustentar a rupia. O RBI reduziu a taxa na qual ele empresta capital aos bancos na Marginal Standing Facility (MSF). A taxa foi reduzida em 0,75 ponto porcentual, para 9,50%. A MSF é um mecanismo de financiamento de emergência para os bancos.

O índice S&P BSE Sensex, da Bolsa de Mumbai, caiu 2,9% após o anúncio e o índice Nifty, da Bolsa Nacional da Índia, perdeu 3,0%. No entanto, ambos diminuíram as quedas ao longo da sessão. O índice Sensex fechou em queda de 1,9%, aos 20.263,71 pontos, e o Nifty encerrou em baixa de 1,7% aos 6.012,10 pontos. Já a rupia, que caiu para 62,62 em relação ao dólar após o anúncio do RBI, recuperou-se parcialmente e, às 8h (de Brasília), operava em 62,31 por dólar. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresIndicadores econômicos

Mais de Mercados

Sob gestão de Musk, X (antigo Twitter) vale 79% menos

CSN anuncia R$ 3 bi em dividendos e JCP

Possível ataque do Irã a Israel agita mercados; 'índice do medo' dispara

Ibovespa sobe puxado por Petrobras diante de escalada de conflito no Oriente Médio