Exame Logo

Ações europeias interrompem rali antes de Fed e corte alemã

Os investidores estão preocupados com as restrições que a Alemanha pode colocar ao fundo de resgate da zona do euro

Operadores em suas mesas durante sessão na bolsa de valores DAX de Frankfurt (Tobias Schwarz/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2012 às 08h59.

Londres - O rali nas ações europeias era interrompido pelo segundo dia seguido nesta terça-feira, recuando da máxima de 13 meses, com investidores preocupados com as restrições que a Alemanha pode colocar ao fundo de resgate da zona do euro e com a chance de os Estados Unidos não darem um estímulo amplamente esperado.

Espera-se que a Corte Constitucional da Alemanha aprove o Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (ESM, na sigla em inglês) na quarta-feira. Mas a corte pode impôr condições, levando a um atraso no novo programa de compra de títulos do Banco Central Europeu ( BCE ), o qual os investidores comemoraram como um passo para diminuir os custos de empréstimo soberanos e combater a crise da zona do euro.

Veja também

A incerteza também pendia sobre a decisão de política do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, na quinta-feira. Os mercados estão precificados para mais estímulo, enquanto os economistas dão apenas 60 por cento de chance de uma terceira rodada de "quantitative easing" ser anunciada já nesta semana.

"Há muitas perguntas no curtíssimo prazo", afirmou o estrategista de ações do Natixis Benoit Peloille.

"O mercado subiu bastante durante a semana passada, então nós precisamos de algo novo para ter um segundo fôlego para essa recuperação, e nós podemos ter isso depois do resultado da corte (alemã) e depois da ação do Fed." Às 8h46 (horário de Brasília), o índice FTSEurofirst 300 perdia 0,26 por cento, para 1.100 pontos, recuando da máxima de 13 meses de 1.113 pontos atingida no final da semana passada.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame