Mercados

Ações asiáticas recuperam parte de perdas na véspera

Investidores reavaliaram os temores de o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, encerrar a política monetária ultrafrouxa antes do esperado

Bolsa de valores de Tóquio: índice Nikkei, do Japão, fechou em alta de 0,68%, recuperando cerca de metade da queda de quinta-feira (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

Bolsa de valores de Tóquio: índice Nikkei, do Japão, fechou em alta de 0,68%, recuperando cerca de metade da queda de quinta-feira (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2013 às 08h37.

Tóquio - As ações asiáticas recuperaram parte das acentuadas quedas da sessão anterior, ao passo que investidores reavaliaram os temores de o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, encerrar a política monetária ultrafrouxa antes do esperado, mas dados fracos norte-americanos e europeus limitaram a recuperação desta sexta-feira.

"É improvável que o Fed comece a encerrar seu programa de QE (quantitative easing, ou programa de compra de ativos) até que a economia dos Estados Unidos esteja melhorando num ritmo mais rápido do que o atual", afirmou o analista-chefe de mercado do CMC Global Markets em Sydney, Ric Spooner.

O índice Nikkei, do Japão, fechou em alta de 0,68 por cento, recuperando cerca de metade da queda de quinta-feira.

Às 7h56 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,27 por cento. No entanto, isso é apenas uma fração da queda de 1,5 por cento vista na quinta-feira, e o índice caminhava para uma perda semanal de 0,8 por cento.

Na Austrália, as ações do país saltarem 0,76 por cento, com investidores recomprando papéis após a retração de 2,3 por cento na quinta-feira.

As ações de Hong Kong foram na contramão da tendência regional e caíram 0,54 por cento, enquanto o mercado em Xangai recuou 0,51 por cento.

O índice de Seul encerrou em alta de 0,18 por cento, a bolsa de Taiwan perdeu 0,12 por cento, enquanto Cingapura registrou variação positiva de 0,02 por cento.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaFed – Federal Reserve SystemMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa opera perto da estabilidade após governo anunciar R$ 15 bi de corte de gastos; dólar sobe

Mais na Exame