Biotoscana vai estrear na bolsa
Nesta sexta-feira, a companhia de origem colombiana fixará o preço das ações, que começam a ser negociadas no pregão do dia 25
EXAME Hoje
Publicado em 21 de julho de 2017 às 06h25.
Última atualização em 25 de julho de 2017 às 10h18.
Em uma semana marcada pela maior abertura de capital desde 2013 (do varejista Carrefour ), a sexta-feira será de estreia para outra empresa: a fabricante e distribuidora de medicamentos de alta complexidade Biotoscana. Nesta sexta-feira a companhia de origem colombiana fixará o preço das ações, que começam a ser negociadas no pregão na terça-feira dia 25.
Às Sete – um guia rápido para começar seu dia
Leia também estas outras notícias da seçãoÀs Setee comece o dia bem informado:
- Temer deve debater sobre suspensão de Venezuela do Mercosul
- Comissão se reúne para negociar acordo nuclear com o Irã
- Tour de France entra na reta final
- Curtas – o que houve de mais importante ontem
- Possível compra da Cedae pelo BNDES gera polêmica
O grupo, montado pela gestora de ativos americana Advent em 2011, atualmente reúne três companhias: a colombiana Biotoscana, a brasileira UnitedMedical e a argentina LKM. Juntas essas empresas faturaram 794,5 milhões de reais em 2016, com lucro de 47,2 milhões de reais. A proposta inicial da empresa é vender seus papéis a um preço entre 24,50 e 28,50 reais. Com isso, o IPO da farmacêutica pode movimentar mais de 1 bilhão de reais. Desse valor, 60% vão para os sócios e 40% ficarão com a empresa. O dinheiro que vai para o caixa será usado para o pagamento de dívidas, que estão consumindo boa parte de seu lucro, e investir na expansão da empresa.
Atualmente, mais da metade da receita da Biotoscana vem do Brasil e da Argentina — a empresa ainda atua em outros oito países da América Latina. “A expectativa é de uma demanda boa pelos papéis. A empresa cresceu muito por meio de aquisições e ainda há muito espaço para escalar. O IPO é uma boa oportunidade e a precificação é razoável”, diz Adeodato Volpi Netto, estrategista-chefe da Eleven Financial.
Após terem o preço fixado a 15 reais na terça-feira, as ações do Carrefour fecharam o primeiro dia de negociação, essa quinta-feira, com queda de 0,66%, a 14,90 reais. Para analistas, isso não significa que a oferta tenha sido ruim, nem que as próximas aberturas de capital venham a enfrentar dificuldades. Um dia de negociações é pouco para avaliar o desempenho e o interesse de investidores. Nesta sexta-feira, as atenções se voltam para a Biotoscana.