Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta terça-feira

Petronas rescinde com OGX envolvendo Bacia de Campos; BNDES executa crédito da OSX e Votorantim assume débito


	China: Banco Central do país deixará intervenções regulares no câmbio
 (Getty Images)

China: Banco Central do país deixará intervenções regulares no câmbio (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2013 às 08h05.

São Paulo – Veja o que você precisa saber nesta quarta-feira.

1. Petronas rescinde com OGX envolvendo Bacia de Campos

Na noite de ontem, a OGX informou que recebeu da malaia Petronas notificação sobre rescisão de contrato relativo à venda de participação de 40% nas concessões dos blocos BM-C-39 e BM-C-40, localizados na Bacia de Campos. Segundo fato relevante, a OGX disse que submeteu o assunto à análise de seus advogados e que está avaliando a "adoção das medidas legais cabíveis".

2. BC da China deixará intervenções regulares no câmbio

O presidente do Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês o BC do país), Zhou Xiaochuan, afirmou que o banco pretende não mais realizar intervenções diárias no mercado de câmbio antes de estabelecer uma taxa de câmbio flutuante com base no mercado. Em documento sem maiores detalhes, Zhou descreveu um sistema financeiro em que o yuan, taxas de juros e os capitais se movem de acordo com a demanda e a oferta, e não mais por influência do governo.

3. BNDES executa crédito da OSX e Votorantim assume débito

Um empréstimo de 548 milhões de reais concedido pelo BNDES à OSX foi executado pelo banco estatal. A dívida venceu na última sexta-feira. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo, de hoje. De acordo com a reportagem, o Banco Votorantim era fiador do débito e teria quitado o pagamento, se tornando assim credor da empresa do grupo EBX, de Eike Batista.

4. Rio Tinto vende participação em empresa de alumínio

A Rio Tinto vendeu sua participação na fabricante de produtos de alumínio Constellium por quase 330 milhões de dólares. Com a transferência, a mineradora australiana diminuiu sua presença na empresa de 28% para 9,2%, com um total de 9,6 milhões de ações.


5. Dez ações que ganharam um empurrão após o balanço trimestral

Gerdau, Usiminas e Itaú estão entre as empresas que tiveram sua performance no Ibovespa impulsionada pelos resultados trimestrais – mesmo que por apenas um dia. Até as altas impulsionadas pelos balanços não foram suficientes para levar o Ibovespa para o campo positivo, pelo menos por enquanto. O Ibovespa registra baixa por volta de 1,45% nesta primeira metade do mês, período repleto de divulgações de balanços por parte das companhias abertas. Veja 10 empresas que viram suas ações subirem após a divulgação trimestral de resultados.

6. Bolsas asiáticas caem com realização de lucros

As ações no mercado asiático fecharam majoritariamente em baixa, influenciadas por um movimento de realização de ganhos. Na China, os mercados haviam saltado mais de 2% ontem impulsionadas pelo detalhamento das reformas econômicas propostas pelas lideranças políticas.

7. Galeão tem 5 interessados, com 3 também disputando Confins

Cinco consórcios apresentaram proposta pelo leilão do aeroporto do Galeão (RJ) e pelo menos três deles disputarão também a concessão de Confins (MG), segundo informações de fontes à agência de notícias Reuters. Segundo essa fonte, a brasileira CCR associou-se aos operadores dos aeroportos de Munique e Zurique para disputar o Galeão.

8. Deutsche Boerse não estaria interessado em comprar Euronext

O Deutsche Boerse não comenta, mas fontes próximas afirmaram à agência de notícias Reuters que o operador da bolsa alemã não tem interesse em comprar o grupo europeu Euronext. O Wall Street Journal disse nesta terça-feira, citando pessoas familiarizadas com as discussões, que o Deutsche Boerse, a London Stock Exchange Group e a Nasdaq OMX Group estavam considerando fazer ofertas individuais pela Euronext.


9. EUA e JP Morgan fecham acordo de US$ 13 bi por hipotecas

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos e o banco JPMorgan Chase fecharam ontem um acordo pelo qual a entidade nova-iorquina pagará 13 bilhões de dólares de multa por suas práticas negligentes referentes aos títulos derivativos de empréstimos hipotecários (subprime), segundo fontes. Segundo o jornal "The Wall Street Journal", o acordo, que contém a multa mais alta já estipulada entre o governo americano e uma única companhia, poderá ser anunciado oficialmente hoje.

10. Conheça o índice que permite ser bilionário em Wall Street

Nos Estados Unidos, um novo índice pode ser utilizado para acompanhar a Bolsa de Valores – e brincar de bilionário. O iBillionaire baseia-se no portfólio de investidores bem-sucedidos como Warren Buffet, George Soros e Carl Icahn. O índice, lançado na última semana, é composto por 30 ações de grande capitalização listadas no S&P 500 nas quais investidores bilionários tenham mais alocação em seus fundos. Mas calma, acompanhar os investimentos feitos pelos bilionários não equivale a investir como se fosse um deles

https://exame.com/mercados/noticias/conheca-o-indice-permite-ser-bilionario-em-wall-street

Acompanhe tudo sobre:AçõesAgenda do diaB3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Reunião de Lula e Haddad e a escolha de Scott Bessent: os assuntos que movem o mercado

Do dólar ao bitcoin: como o mercado reagiu a indicação de Trump para o Tesouro?

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3